A temporada que inicialmente parecia promissora se transformou num pesadelo para o Athletico Paranaense.
Campeão estadual no início da temporada, o Furacão amargou eliminações na Copa do Brasil e na Sul-Americana, deu adeus à briga pelo G6 e acabou rebaixado no Brasileirão.
No futebol brasileiro, o ano do centenário dos clubes se torna motivo de alerta. Com excessão de equipes como Vasco e Fortaleza, que brilharam nas temporadas em que completaram 100 anos, várias equipes se complicaram.
Rival do Athletico, o Coritiba também foi rebaixado para a segunda divisão em 2009, ano de seu centenário. Depois de montar uma equipe com alta folha salarial, o Coxa foi superado pelo Furacão no estadual e caiu nas semis da Copa do Brasil para o Inter.
Clubes como Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Palmeiras e outros gigantes do futebol brasileiro também tiveram motivos para lamentar no ano do centenário.
Relembre abaixo o centenário amargo de alguns gigantes do futebol brasileiro:
Um ano depois de subir, o Glorioso quase caiu em 2004, ficando na 20ª colocação do Brasileirão, um ponto acima do Z-4. A equipe não conquistou títulos nas competições estaduais e foi eliminado de forma precoce na Copa do Brasil. Flamengo e Fluminense não chegaram a ser ameaçados de rebaixamento quando completaram 100 anos, mas passaram em branco.
Em Minas Gerais, os cruzeirenses não ficaram nada animados com o ano do centenário. Na Série B, a Raposa chegou a flertar com o Z-4 e não conseguiu o acesso para a elite do futebol brasileiro. Na Copa do Brasil, foi eliminado pelo Juazeirense. Para completar, viu o rival Atlético levantar as taças do Brasileiro, Copa do Brasil e Mineiro.
Se tratando de Corinthians e Palmeiras, os cenários foram diferentes, mas também passaram em branco. Com Ronaldo e Roberto Carlos, o Timão ficou fora das semifinais, foi eliminado da Libertadores pelo Flamengo e terminou na terceira colocação do Brasileirão de 2010. Já em 2014, os palmeirenses retornaram à elite do futebol brasileiro com frustrações. Eliminação precoce na Copa do Brasil, queda nas semifinais do Paulistão e um quase rebaixamento, que terminou com o Santos ajudando a salvar o Alviverde.
Acesse nossa página e confira as principais notícias dos esportes no Brasil e no mundo.