A morte de Juan Izquierdo, zagueiro do Nacional que passou mal durante partida contra o São Paulo, no Morumbis, impactou o futebol. Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, Sandra Viana, mãe do uruguaio, detalhou a conversa que teve com médicos do Hospital Albert Einstein um dia após o ocorrido.
"No hospital (Einstein), nos disseram que ele já chegou morto e que fizeram 19 minutos de reanimação cardíaca para ver o que poderiam fazer com ele", revelou.
Izquierdo ficou internado na UTI do hospital desde o dia 22 de agosto, mas faleceu no dia 27 de agosto, por morte encefálica após parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca.
Sandra se mostrou surpresa quanto à fala do secretário de Esportes do Uruguai, que afirmou que um exame feito quando o jogador tinha 17 anos havia apontado uma arritmia.
“Ele era menor de idade. Nunca vieram nos falar: ‘olhem, pais, ele está com uma pequena arritmia no coração’”, disse.
Ainda na entrevista, a mãe de Izquierdo revelou que o sonho do jogador era comprar uma casa para os pais e agradeceu o carinho de todos para com a família.
"O sonho dele era comprar uma casa para o pai. Ele era um garoto muito amoroso, a gente construiu essa casa e ele trabalhou com enxada, tijolo, areia... ele vinha esgotado do treino, comia, dormia e ajudava na construção da casa. Ele nasceu e viveu para o futebol", contou.
"Estou muito impressionada com todo carinho que recebemos, não só de uruguaios, mas dos brasileiros por tudo que fizeram pelo Juan", afirmou.
Carreira
Revelado nas categorias de base do Cerro, o zagueiro colecionou passagens por outros times do Uruguai, como Peñarol, Montevideo Wanderers e Liverpool. Antes de chegar ao Nacional, em 2022, Izquierdo também jogou no San Luís, do México.
Ao todo, o zagueiro conquistou duas vezes o Campeonato Uruguaio, sendo uma com o Liverpool e outra com o próprio Nacional.