O boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein divulgou, neste domingo (25), apontou uma piora no estado de saúde de Juan Izquierdo,
zagueiro do Nacional-URU.
De acordo com o hospital, o atleta foi submetido a novos exames hoje que constataram "progressão do comprometimento cerebral" e "aumento da pressão intracraniana". Veja abaixo a nota completa:
"São Paulo, 25 de agosto de 2024 - Internado desde o dia 22 de agosto de 2024, às 20h55, o paciente Juan Manuel Izquierdo foi submetido a novos exames neste domingo, 25. A avaliação demonstrou progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana. Juan segue sob cuidados intensivos neurológicos, dependente de ventilação mecânica."
O caso
Defensor do Nacional, Juan Izquierdo entrou em campo no segundo tempo da partida contra o São Paulo, pela Libertadores, e passou mal aos 38 minutos. O atleta cambaleou e caiu com a respiração ofegante. Imediatamente, jogadores de Nacional e São Paulo solicitaram o atendimento médico. Os profissionais de saúde entraram no gramado rapidamente, e Izquierdo precisou ser retirado de ambulância.
Após aproximadamente sete minutos de paralisação para o atendimento ao jogador, a partida foi retomada. O São Paulo venceu o Nacional por 2 a 0 e se classificou para as quartas de final da Libertadores.
No primeiro boletim médico divulgado pelo hospital, foi informado que Izquierdo teve uma parada cardíaca após deixar o Morumbis, na última quinta-feira. A equipe realizou manobras de "ressuscitação cardiopulmonar, incluindo procedimento de desfibrilação, tendo o paciente retornado à circulação espontânea".