Gestão de Augusto Melo se manifestou a respeito da investigação do MPSP
Divulgação
Gestão de Augusto Melo se manifestou a respeito da investigação do MPSP

O Corinthians emitiu um comunicado oficial, na noite desta segunda-feira (19), para se posicionar sobre a investigação do Ministério Público de São Paulo (MPSP) que aponta uma ligação entre membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) , maior facção criminosa do Brasil, com o clube paulista.

Em nota, a diretoria do Corinthians diz que recebeu "com enorme surpresa" a notícia. A gestão do presidente Augusto Mello salienta que "tais contratos teriam sido celebrados na gestão anterior". No texto, a cúpula corintiana ainda se coloca à disposição para ajudar na investigação. Confira ao final desta matéria.

A investigação

De acordo com o jornal Metrópoles, o MPSP apura se a organização criminosa financiou jogadores de futebol do Corinthians. Segundo a investigação, o PCC utilizou o time como plataforma para lavar dinheiro e expandir sua influência através de agenciamento de atletas. 

O Ministério Público recebeu uma delação apontando que um membro do PCC, identificado como Rafael Maeda Pires, o "Japa", teria intermediado a contratação de vários atletas, incluindo Du Queiroz e Igor Formiga, que atuaram pelo Corinthians. As negociações, realizadas em 2021, foram documentadas em mensagens de WhatsApp, das quais o MPSP já possui registros.

Nas mensagens, Japa discute sobre as contratações, contratos e comprovantes de transações bancárias, indicando um relacionamento com dirigentes corintianos. Os nomes dos cartolas suspeitos não foram revelados. 

Segundo a publicação, Japa morreu no ano passado sob condições misteriosas. Ele foi encontrado morto com dois tiros na cabeça dentro de um veículo blindado, no Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo.

Leia o comunicado na íntegra:

A diretoria do Sport Club Corinthians Paulista recebeu, com enorme surpresa, a notícia da possibilidade de atletas supostamente agenciados por integrantes do crime organizado terem formalizado contratos com o clube.

É de se ressaltar que, de acordo com o conteúdo das matérias veiculadas, tais contratos teriam sido celebrados anteriormente à gestão atual.

O Corinthians, mais uma vez, se coloca à disposição para fornecer quaisquer documentos que as autoridades reputem importantes e, também, prestar qualquer esclarecimento necessário à completa apuração dos fatos.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique  aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!