
A Procuradoria da Justiça Desportiva anunciou na tarde desta quinta-feira (8) que o Botafogo foi denunciado pela ação de torcedores que penduraram bonecos enforcados com o rosto da presidente do Palmeiras, Leila Pereira, e do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, antes da partida entre as equipes.
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) está considerando aplicar multa e retirar o mando de campo de um clube pelo incidente ocorrido durante a partida da 17ª rodada da Série A, realizada em 17 de julho no estádio Nilton Santos. A acusação baseia-se no artigo 213, Inciso I, §1º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata da prevenção e repressão de condutas desordeiras.
Durante o jogo, torcedores não identificados penduraram bonecos enforcados com os rostos de Leila e Ednaldo em frente ao Setor Sul, área destinada à torcida visitante. A Polícia Militar informou que os bonecos foram removidos às 18h10, cerca de três horas antes do início da partida.
A Procuradoria alega que o objetivo do ato era incitar violência contra os palmeirenses, com mensagens em redes sociais indicando que “os torcedores do Palmeiras não eram bem-vindos no Rio”.
“Os vídeos e matérias jornalísticas colacionados aos autos não dão azo a dúvidas quanto aos lamentáveis fatos que ocorreram antes do início da partida entre Botafogo e Palmeiras, com único intuito de incitação à violência em face do Presidente da CBF e da mandatária do Palmeiras”, relatou.
Botafogo ainda responderá por ação de gandula
Durante a mesma partida em que o clube carioca enfrenta possíveis sanções, o gandula Vinícius Neves Espínola foi expulso por "retardar o reinício do jogo da equipe da S.E. Palmeiras", de acordo com a súmula oficial. A expulsão de Espínola ocorreu devido a uma conduta considerada contrária à disciplina desportiva, conforme descrito no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
Espínola foi acusado de agir de forma incoerente com suas funções para tentar beneficiar a equipe mandante. O artigo 258 prevê uma pena de suspensão para o gandula, com duração que pode variar entre 15 e 180 dias.
Veja abaixo galeria de fotos da partida entre Botafogo e Palmeiras:














