A Federação Argentina de Futebol (AFA) anunciou a renovação da parceria com a Adidas. Com o novo acordo, a marca alemã continuará fornecendo os materiais esportivos da Seleção Argentina até 2038. Os detalhes financeiros do contrato renovado não foram divulgados. Desde 2001 juntas, a empresa também fornecerá seus produtos à equipe feminina e para as categorias de base dos atuais campeões mundiais pelos próximos 14 anos.
A renovação da parceria entre as entidades destaca não apenas o compromisso de longo prazo, mas também ressalta a crescente valorização das camisas de seleções no contexto global. Esses uniformes desempenham um papel crucial na construção da identidade nacional, servindo como um símbolo de orgulho e unidade para os cidadãos de um país. Para muitos torcedores e até mesmo para os próprios jogadores, vestir a camisa da seleção é uma honra que vai além do campo de jogo, representando uma conexão profunda com a história e os valores que definem sua nação.
“As seleções são únicas. É um conjunto dos melhores jogadores de cada país, que estão representando mundialmente suas respectivas nações. O futebol é o esporte mais popular do mundo, então, as equipes nacionais sempre vão contar com grande aderência dos fãs. Isso, além de outros fatores, como história, rivalidade entre os países e demais influências externas, faz com que o peso desses uniformes seja naturalmente maior, por isso há essa valorização”, ressalta Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt Sport, fornecedora de material esportivo 100% brasileira, que é parceira de 10 clubes entre todas as divisões nacionais.
A Adidas tem como característica fazer contratos de longas durações com as federações que patrocina, especialmente após perder o vínculo com a seleção alemã, na qual é a fornecedora esportiva desde 1954, estando presente nas quatro conquistas de Copa do Mundo do país germânico.
Essa longevidade de relacionamento entre as marcas e os times de futebol é essencial para a criação de uma identidade com o público-alvo, principalmente quando esses acordos se ampliam para outras modalidades, como o da Argentina e Adidas, englobando também a categoria feminina e a de base.
“É algo muito valioso no futebol quando uma marca consegue gerar identificação com os torcedores. A adidas estampa a camisa da Seleção Argentina há 2 décadas, por isso, o fã já está acostumado a ver a marca representando a sua equipe. Isso cria uma conexão entre ambas as partes, aumentando o engajamento e gerando novas oportunidades de mercado”, comenta Bruno Brum, sócio e CMO da End to End, empresa que conecta o torcedor à sua paixão e é um hub de soluções e engajamento para o mercado esportivo.