Começa nessa segunda-feira (01), o “carnaval” de mudanças nos clubes brasileiros. Os clubes já podem trabalhar em reforços para o próximo ano.
O Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol, criado pela CBF, determina que os jogadores podem assinar contrato com outro clube nos últimos seis meses de seu vínculo atual. Ou seja, todo atleta que tem contrato apenas seis meses restantes, pode assinar com qualquer outra equipe para reforçar em janeiro de 2025.
O IG selecionou seis atletas com história no futebol brasileiro e mundial que o seu time já pode buscar a contratação.
Veja a lista abaixo:
Marcelo – Fluminense
O lateral-esquerdo titular do clube carioca, é o primeiro nome da lista. Campeão da Libertadores e da Recopa pelo Fluminense, Marcelo fez história no Real Madrid, se tornando um dos maiores jogadores da história do clube.
Em situação delicada no Brasileirão, a prioridade do momento é escapar do rebaixamento antes de falar sobre renovação.
Fernandinho – Athletico-PR
Multicampeão na Inglaterra e grande nome do Manchester City, Fernandinho retornou ao Furacão e fez bonito, conquistado dois campeonatos estaduais. Na carreira, o jogador ainda foi campeão de 15 títulos pelo Shakthar Donetsk e dois pela seleção brasileira.
O volante ainda não confirmou a data de aposentadoria e pode reforçar qualquer equipe no próximo ano.
Fagner – Corinthians
Nome histórico do Corinthians, o jogador está no Timão desde 2015. Ao todo, conquistou duas taças do Brasileirão e três do Paulista. Além disso, foi campeão por PSV, Vitória e Vasco. O lateral disputou a Copa do Mundo de 2018.
Gabigol – Flamengo
Em “briga” contratual com o Flamengo, o atacante não deve continuar na equipe. Grande nome das conquistas da Libertadores (2019 e 2022), Brasileirão (2019 e 2020), Supercopa do Brasil (2020 e 2021) e Recopa Sulamerica (2020), o Gabigol já recebeu consultas de Corinthians, Palmeiras e Santos. Um retorno ao futebol europeu também não foi descartado.
Diego Costa – Grêmio
O atacante chegou ao Grêmio em fevereiro, assinando um contrato válido até dezembro deste ano. Com a dura missão de substituir Luiz Suárez, Diego Costa rapidamente caiu no gosta da torcida. São 13 jogos e 3 assistências em 13 jogos.
Brasileiro naturalizado espanhol, Diego disputou dois jogos pelo Brasil e 24 pela Espanha. Na carreira, conquistou títulos por Atlético de Madrid, Chelsea, Atlético-MG e Grêmio.
Eduardo Vargas – Atlético-MG
O atacante chegou ao Galo em 2020 e conquistou importantes títulos como Brasileirão (2021), Mineiro (2021, 22, 23 e 24), Supercopa do Brasil (2022) e Copa do Brasil (2021). Na carreira, acumula passagens por Napoli, Grêmio e Universidad de Chile.
Vargas jogou a Copa do Mundo de 2014 pelo Chile, além de conquistas duas taças de Copa América (2015 e 2016).
Veja abaixo galeria de fotos com os jogadores citados: