A Alemanha busca quebrar um tabu de 40 anos, que assombram os anfitriões da Eurocopa. Nem sempre sediar o torneio significa em título. Em 16 edições da competição, apenas em três oportunidades o mandante levantou a taça.
Confira abaixo os anfitriões campeões da Euro:
Espanha 1964
Na segunda edição da Eurocopa, realizada em solo espanhol, apenas quatro seleções participaram do torneio. Como país sede, a Espanha não decepcionou e conquistou o título pela primeira vez. Sob o comando de José Villalonga, a equipe venceu a Hungria na semifinal e a antiga União Soviética na decisão por 2 a 1, no lendário Santiago Bernabéu.
Itália 1968
A Euro 1968 foi um marco na história do futebol italiano, com a Seleção Italiana brilhando em casa. Sob o comando de Ferruccio Valcareggi, os italianos eliminaram a União Soviética na semifinal e venceram na final, a Iugoslávia por 2 a 0, no Stadio Olímpico.
França 1984
Já em 1984, foi a vez da França mostrar sua força na Euro. Com Michel Platini como principal estrela, os franceses dominaram o torneio ao vencer todos os jogos, incluindo a final contra a Espanha por 2 a 0, no Parc des Princes.
Anfitriões que bateram na trave
O Portugal teve seu momento de destaque em 2004, quando chegou à final da Euro em casa. Com Cristiano Ronaldo ainda no início de sua carreira e Luiz Felipe Scolari como técnico, os portugueses foram derrotados pela Grécia por 1 a 0, com gol de Charisteas.
Em 2016, a França mais uma vez chegou perto do título da Euro, mas foi derrotada pelo Portugal de Cristiano Ronaldo na final, em Saint-Denis. O gol decisivo foi marcado por Éder na prorrogação. Apesar do revés, foi um teste importante para os franceses sob o comando de Didier Deschamps visando à Copa do Mundo de 2018.
Veja abaixo uma galeria de fotos dos anfitriões campeões da Euro: