No dia 13 de junho de 2006, Robinho fazia sua estreia em Copas do Mundo. Na ocasião, o Brasil vencia a Croácia por 1 a 0, com gol de Kaká, na primeira partida da seleção na Copa do Mundo da Alemanha. Naquela edição, o atacante jogou contra o Japão, Austrália e contra a França, nas quartas de final, quando o Brasil foi eliminado da competição. Robinho tinha 22 anos na época e jogava pelo Real Madrid, após passagem marcante pelo Santos.
Porém, 18 anos depois, a realidade é completamente diferente. Condenado por estupro coletivo cometido na Itália, o atacante cumpre a pena no presídio de Tremembé , no interior de São Paulo, conhecido como " prisão dosfamosos". O futebol ainda faz parte da rotina do jogador. De acordo com apuração do G1, Robinho pratica o esporte duas vezes por semana durante o banho de sol.
As partidas são disputadas em um campo de terra, mantido pelos próprios presos. Diferente das grandes competições em que disputou, a bola não é profissional e os detentos utilizam as mesmas roupas usadas no dia-a-dia na penitenciária. Os times são escolhidos de maneira aleatória pelos detentos.
Ainda de acordo com a reportagem, o ex-jogador faz academia e também recebe a visita de um pastor de uma igreja que ele frequentava antes da condenação. A publicação indica ainda que Robinho tem bom comportamento. Segundo o G1, o jogadora também iniciou um curso profissionalizante de eletrônica básica e rádio e TV e também faz partes de grupos de leitura.
Como jogador, além de Santos e Real Madrid, Robinho também possui passagens por Manchester City, Milan, Guangzhou, da China, Atlético Mineiro, Sivasspor e Istanbul Başakşehir.