Anos atrás, a Uefa divulgou uma pesquisa com nomes de atletas detalhando quais os idiomas que cada um dominam. O objetivo era facilitar a comunicação entre os jogadores e os veículos de imprensa.
Entre os principais nomes, Cristiano Ronaldo chama atenção por falar – ou ter conhecimento – por todos os idiomas dos países em que atuou. Os treinadores Pep Guardiola e José Mourinho também aparecer na lista.
1) Romelu Lukaku
Atual atacante da Roma, da Itália, o atacante belga domina nove idiomas. Francês, Flamengo (falado em parte da Bélgica), Belga, Inglês, italiano, alemão, português, holandês e Lingala (Congo).
2) Mateo Kovacic
O croata de 30 anos, que passou por Real Madrid, Chelsea, Manchester City e Inter de Milão, aprendeu a falar espanhol, inglês, italiano e, claro, croata.
Multicampeão por onde passou, Kovacic desenvolveu habilidades para dominar o alemão.
3) Zlatan Ibrahimovic
Hoje aposentado, o famoso e polêmico sueco, Zlatan Ibrahimovic, também acumula uma grande variação de idiomas em seu vocabulário.
Ao todo, o ex-jogador de 42 anos fala: sueco, bósnio, inglês, espanhol e italiano.
4) Cristiano Ronaldo
Melhor jogador do mundo por cinco vezes, o craque português aprendeu os idiomas de cada país por qual passou: Portugal, Inglaterra, Espanha, Itália e Árabe – o último com menos intensidade.
Segundo informações do site “Infobae”, Cristiano aprimorou cada idioma para melhor se comunicar com jogadores e treinadores, o que fez se tornar líder por onde passou.
5) Pep Guardiola
Campeão por Barcelona, Bayern e Manchester City, o treinar fala fluente seis idiomas: alemão, inglês, catalão, espanhol, francês e italiano. Quando acertou com o Bayern München, um dos principais assuntos era o idioma da região. O treinador, porém, antes de assinar, fez um curso intensivo para dominar a língua.
Guardiola atualmente comanda o City e é o atual campeão inglês, além de ter ajudado o clube a conquistar pela primeira vez história a Liga dos Campeões.
6) José Mourinho
Treinador vencedor por onde passou e com grande bagagem, Mourinho não fica atrás quando o assunto é idiomas. Ao todo, domina: português, espanhol , catalão , inglês , francês e italiano.
Em participação de uma série sobre sua vida na “Amazon Prime”, o treinador revelou que estava aprendendo coreano para se comunicar melhor com Son Heung-Min, craque do Tottenham Hotspur, seu antigo clube.
“A comunicação é muito importante quando estou com o grupo. “É respeitoso com a cultura do clube falar a língua das pessoas que o compõem”, disse o treinador.
7) Thierry Henry
Algoz do Brasil na Copa do Mundo de 2006, Henry carrega no currículo os times: Juventus, Arsenal, Barcelona e New York Red Bull, o que facilitou o entendimento nos respectivos idiomas.
Para ele, aprender a língua de cada país o ajudou principalmente no pós-carreira. Henry é treinador das seleções francesas Sub-21 e Sub-23, mas também foi auxiliar na Bélgica, França e Canadá.
Veja abaixo galeria de fotos de Cristiano Ronaldo: