Vivendo momento turbulento na temporada, o Corinthians sofre mais um forte golpe. Na manhã desta sexta-feira (7), a VaideBet comunicou ao clube que rompeu unilateralmente o contrato de patrocínio máster.
O rompimento acontece após a Polícia Civil abrir uma investigação sobre possível repasse de parte do valor de comissão do acordo entre as partes a uma empresa apontada como "laranja". A casa de apostas acionou cláusula anticorrupção e assim colocou um ponto final no vínculo.
O Corinthians havia sido notificado pela VaideBet no último dia 27, alegando estar sendo prejudicada pela situação e cobrou explicações. O Alvinegro, por sua vez, respondeu a notificação da então principal patrocinadora na última quinta-feira, mas os esclarecimentos foram considerados insuficientes.
Confira abaixo a nota oficial da VaideBet:
“A VaideBet informa que exerceu nesta sexta-feira (7) a rescisão do contrato de patrocínio com o Sport Club Corinthians Paulista. Desde o início de abril a marca acompanha e solicita esclarecimentos sobre as suspeitas levantadas, tendo já realizado reuniões, comunicações formais e notificação extrajudicial. Diante das explicações apresentadas sem nenhuma resolutividade, a VaideBet lamentavelmente se vê obrigada a tomar tal atitude.
A marca avalia que não se pode manter a parceria enquanto pairar sobre o acordo qualquer suspeita em relação a condutas que fujam à conformidade com a ética e os preceitos legais. Só a dúvida, no crivo ético da marca, já é suficiente para determinar a rescisão - que foi exercida pela VaideBet suscitando cláusulas do contrato que protegem direitos da marca nessa decisão.
A VaideBet lamenta pelo fim de uma parceria que deveria ter durado no mínimo três anos e agradece, pelo carinho e pelo respeito, à imensa e apaixonada torcida do Corinthians, que diariamente sustenta a história e os valores da instituição”.
Sob contrato assinado no início da temporada, a parceria entre Corinthians e VaideBet era válida até 2026 e previa o pagamento de R$ 370 milhões.
De acordo com o Ge, o Corinthians e a VaideBet vão tratar sobre o pagamento ou não da multa de 10% do valor restante do contrato (que representaria cerca de R$ 30 milhões). A casa de apostas pode se negar a indenizar o Timão se baseando no entendimento de que houve justa causa para a rescisão.
Entenda o caso
O jornalista Juca Kfouri divulgou que a Rede Social Media Design Ltda, intermediária na relação entre o clube e a patrocinadora, recebeu R$ 1,4 milhão da equipe paulista e, por sua vez, repassou R$ 1,042 milhão à Neoway Soluções Integradas em Serviços. Esta última, teria como dona Edna Oliveira dos Santos, no entanto, a mulher mora em uma casa simplória de tijolos, vive com renda do Auxílio Brasil e desconhece qualquer relação com a Neoway, o que evidencia que seu nome estaria sendo usado como “laranja”, sem seu conhecimento.
A Rede Social Media Design é de propriedade de Alex Fernando André, também conhecido como Alex Cassundé, que esteve na equipe de comunicação do atual presidente do Corinthians, Augusto Melo, no período em que o dirigente ainda era candidato à presidência do Timão. Cassundé, por sua vez, teria uma ligação estreita com Sergio Moura, diretor de marketing do Corinthians, que pediu afastamento do cargo na última quinta-feira (23).
Veja mais novidades sobre o mundo da bola e todos os esportes no Brasil e no mundo acompanhando nosso site.