Depois de uma excelente passagem pelo Parintins
no Campeonato Amazonense, Maurinho Fonseca,
ex-lateral do Flamengo,
que após aposentadoria como jogador migrou para a carreira de treinador,
acertou sua ida ao Princesa do Solimões,
um rival estadual, que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro.
Pelo Parintins, Maurinho acumulou oito vitórias, quatro empates e somente duas derrotas em 14 jogos disputados. Já no Princesa, o treinador dá sinais de que vai repetir o bom resultado. Em entrevista ao iG Esporte, o comandante falou sobre como foi a mudança de clubes, relembrou momentos da passagem pelo Flamengo, projetou o ano com o Rubro-Negro e mais.
A seguir, confira a entrevista:
Qual o saldo da passagem pelo Parintins?
"Saldo muito positivo, conseguimos sermos competitivos do início ao fim da competição, infelizmente por detalhes não chegamos na final geral. Mas com a campanha que fizemos, de uma forma ou outra, todos os envolvidos foram valorizados".
Como foi o processo para acertar a chegada ao Princesa de Solimões?
"A junção dos atletas entre as duas equipes, com a possibilidade de mais 5 ou 6 contratações, me deu a segurança de ter uma equipe competitiva para a Série D, e também com a seriedade que foi feita essa parceria entre os clubes, ficou fácil de aceitar o desafio".
Adaptação em pouco tempo e bom início no Princesa:
"Tivemos apenas 12 dias de treinos, não fizemos nenhum jogo amistoso, ainda não gravei os nomes de todos os atletas e staff, mas fomos bem recebidos, e conseguimos além de vitórias, fazer grandes jogos... O foco para esse primeiro momento é de cada vez mais sermos competitivos e focar na classificação da primeira fase".
Experiência como jogador ajuda na carreira como treinador?
"Muito! A experiência que tive dentro de campo, com os grandes técnicos e atletas de nomes que tive o prazer de trabalhar junto, me deu muito conhecimento de vestiário e o dia a dia do futebol. As dores das derrotas e dos momentos difíceis, com as alegrias dos títulos e os bons momentos que vivi, isso está no Maurinho treinador".
Projeção da temporada do Flamengo com Tite:
"Com certeza o Flamengo vai brigar por cima. O Tite é um grande treinador e quanto mais o tempo passar, mas ele vai conhecer a fundo a característica de cada atleta e montar uma equipe competitiva, que vai buscar as primeiras colocações em todas as competições".
Quais as diferenças do futebol brasileiro do tempo de jogador para hoje, como treinador?
"Pra mim, a principal diferença é a da quantidade de treinos que fazíamos. Acho até que o jogo era mais lento, desgastávamos mais nos treinos... E tecnicamente falando, antigamente tínhamos muitos mais jogadores diferenciados do que hoje".
Veja abaixo uma galeria de fotos de Maurinho Fonseca:
Veja mais novidades sobre o mundo da bola e todos os esportes no Brasil e no mundo acompanhando nosso site.