O atacante Rodrygo usou uma camiseta com a mensagem "Pray for RS" (Rezem pelo Rio Grande do Sul), na vitória do Real Madrid contra o Bayern de Munique , na semana passada. A frase de apoio ao estado afetado pelos temporais , porém, foi desvirtuada e utilizada como fake news na Europa.
Na Bósnia, país localizado no leste europeu, perfis afirmaram que a frase vista no jogo válido pela semifinal da Liga dos Campeões se tratava de um apoio do brasileiro à República de Srpska , que possui a mesma sigla do Rio Grande do Sul.
Entenda
A Republica Srpska, com população 1,2 milhão de habitantes e constituída maioritariamente por sérvios cristãos ortodoxos, é uma das duas entidades da Bósnia-Herzegovina. A segunda entidade, a Federação da Bósnia-Herzegovina, é constituída maioritariamente por cidadãos de etnia bósnia e croata. Juntas, as duas entidades formam a Bósnia e Herzegovina, em um arranjo político feito no Acordo de Dayton, em dezembro de 1995, após a Guerra da Bósnia.
Durante o conflito, entre 1992 e 1995, a República Srspka chegou a se declarar independente. A maior reivindicação do grupo é ser integrado à Sérvia.
Fake news
O uso da mensagem de Rodrygo para propagar uma fake news não acontece fora de hora. Recentemente, a ONU (Organização das Nações Unidas) passou a debater a possibilidade de criar uma data para lembrar o massacre de Srebrenica, considerado um dos maiores crimes de guerra da segunda metade do século passado. No ataque, ocorrido em 1995, o exército da República de Srpska invadiu a cidade de Srebrenica e matou mais de 8 mil homens bósnios muçulmanos.
Em meio ao debate sobre a homenagem às vítimas do massacre, o presidente da República de Srpska, Milorad Dodik, falou em perseguição e pediu para que o mundo orasse por seu povo. Assim, de acordo com diversas mensagens falsas divulgadas na Bósnia, Rodrygo teria aderido à causa.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp