Emprestado pelo Santos, o lateral-direito João Lucas, do Juventude, foi eleito o melhor lateral-direito do Campeonato Gaúcho.
O Juventude passou por uma reformulação no elenco após o acesso à elite do Brasileirão. E vem dando resultado. A equipe chegou à final do Campeonato Gaúcho, perdendo na final para o Grêmio.
Em eleição da revista ‘GZH’, o lateral foi selecionado para integrar o time ideal do estadual. Ao todo pelo Jaconero em 2024, ele marcou um gol e deu uma assistência em 15 jogos, somando a Copa do Brasil.
João Lucas iniciou sua carreira nas categorias de base do Villa Nova (MG), mas ainda na base, foi contratado pelo Goiás. A estreia profissional foi pelo Bangu, em 2019, e após se destacar pelo clube carioca, foi contratado pelo Flamengo, onde permaneceu por três temporadas e fez parte do grupo campeão da Libertadores, do Brasileirão, da Recopa Sul-Americana e da Supercopa do Brasil. Em 2021, chegou ao Cuiabá, onde somou mais de 80 jogos e foi destaque nas campanhas do clube na Série 2021 e 2022.