Em seu último ano de contrato com o Flamengo, a situação de Gabigol com o clube carioca voltou a virar assunto na semana passada após o jogadro ser suspenso pelo Tribunal de Justiça Antidopagem por dois anos.
O Rubro-negro, que possuía um acordo verbal com o staff do camisa 10 para renovação do vínculo até o fim de 2028, agora aguarda a resoluação do caso e deve definir o destino de Gabigol apenas em em dezembro. Inclusive, o presidente Rodolfo Landim revelou em entrevista que existem chances do atacante assinar pré-contrato com outro clube a partir de julho.
Veja abaixo galeria de fotos de Gabigol:
"O contrato do Gabriel termina dia 31 de dezembro, e a partir do dia 1º de junho ele tem liberdade de assinar com qualquer outro clube. O Flamengo historicamente já demonstrou em diversas oportunidade que ele leva o contrato dos jogadores até o fim e renova no final. Fizemos isso com Diego Ribas, Diego Alves, Filipe Luís, Bruno Henrique, e eles renovaram com o Flamengo", disse o presidente Rodolfo Landim, em entrevista à 'Rádio CBN', no último domingo.
E completou: "Aconteceu, por exemplo, que o Everton Ribeiro a gente fez uma proposta e ele recebeu uma oferta melhor no mercado. Não conseguimos igualar essa proposta e desejamor sorte para ele. A gente vai fazer uma proposta. (...) O Gabigol vai ter essa oportunidade para ele decidir. Então não dá para a falar unilateralmente se a gente conta com ele ou não. Certamente vamos querer contar, mas pode ser que ele tenha outras oportunidades melhores do que jogar no Flamengo. Vai estar na mão dele decidir isso".
Sobre a suspensão por doping do jogador, Landim respondeu com otimismo e acredita na reversão da pena. Porém, não escondeu a preocupação e reconheceu que a contratação de Carlinhos, vice-artilheiro do Carioca pelo Nova Iguaçu, foi para suprir a lacuna de Gabigol.
"É claro que ele preocupa, é um jogador importante, foi muito importante na história do Flamengo, e a gente conta ainda com ele para esse ano. Nós continuamos confiantes na reversão dessa decisão na Suíça, mas temos que nos preparar. Fizemos agora um movimento recente que já ficou público exatamente para cobrir uma eventual lacuna de ficar sem ele durante alguns jogos. A gente não controla o tempo necessário para que ele possa ser novamente julgado", afirmou Landim.
Caso de doping
Na última segunda-feira (25), o atacante Gabigol, do Flamengo, foi suspenso por dois anos, devido à fraude em exame antidoping.
O caso aconteceu no dia 8 abril de 2023, no Ninho do Urubu, centro de treinamento do clube carioca.
A pena definida pela Justiça Desportiva Antidopagem passa a contar a partir do momento da coleta do exame, portanto, o jogador ficará suspenso até abril de 2025. O atleta irá recorrer da decisão na Corte Arbitral do Esporte (CAS), localizada na Suíça.
O julgamento começou na semana passada, mas foi interrompido e só seguiu nesta segunda. Durante a sessão, Gabigol acabou sendo condenado por 5 votos a 4. O atacante rubro-negro foi acusado de infringir o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, referente à "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle".
A denúncia ocorreu após Gabigol tentar dificultar, há cerca de um ano, a realização de um exame antidoping surpresa, realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Mesmo com o teste não apontando nenhuma irregularidade no corpo do atleta, a ação suspeita rendeu a acusação.
A defesa do jogador no julgamento foi feita pelo advogado Bichara Neto, que também participou do caso envolvendo a suspensão de Paolo Guerrero, na época integrante do elenco do Flamengo, em 2017.
Especulado em diversas equipes do Brasil, incluindo Palmeiras e Corinthians, Gabigol tem vínculo com o time carioca até o final de 2024, e pode assinar um pré-contrato com qualquer outro clube a partir de julho.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui
e faça parte do nosso canal no WhatsApp.