O MPMG
, Ministério Público de Minas Gerais, decidiu banir temporariamente as torcidas organizadas do Cruzeiro
e do Atlético Mineiro
, após a morte de um torcedor em um confronto na cidade de Belo Horizonte
, no último sábado (2).
A princípio, o prazo da sentença será de dois anos para as duas torcidas, mais especificamente até 4 de março de 2026. No entanto, a partir do dia 15 de março de 2026, a organizada do Cruzeiro começa uma nova suspensão , que vai durar até o dia 15 de março de 2028 , revelou o MPMG.
Confira o pronunciamento completo:
Com isso, ambas estão proibidas de frequentar estádios em todo o Brasil e seus respectivos arredores durante os dias em que houverem partidas, tendo de respeitar um raio de cinco mil metros de distância do local do jogo.
A justiça mineira reforça que essa é uma medida cautelar: "Em observância aos princípios do contraditório e ampla defesa, a medida educativa aplicada nesta segunda-feira tem caráter cautelar, sendo que após a observância do direito de defesa das entidades acima mencionadas, a ser exercido e apreciado em até trinta dias, a medida será novamente analisada, sendo convalidada ou revogada".
O banimento também corresponde à proibição de toda vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical ou qualquer objeto que possa fazer referências às torcidas organizadas nos arredores dos estádios em dias de jogo.
Agora, resta que essa medida tomada pelo MPMG seja validade pela Federação Mineira de Futebol e pela Confederação Brasileira de Futebol , organizadoras dos campeonatos que Cruzeiro e Atlético disputam.
Veja mais novidades sobre o mundo da bola e todos os esportes no Brasil e no mundo acompanhando nosso site.