O ano de 2023 foi uma verdadeira montanha-russa para o Palmeiras.
Nos primeiros meses, o Verdão conquistou o Paulistão e a Supercopa do Brasil prenunciando que a temporada fosse ser tranquila. Porém, o clube paulista sofreu e enfrentou eliminações até a conquista da sua 12ª taça do Campeonato Brasileiro. Relembre abaixo como foi a temporada 2023 do Palmeiras.
Supercopa do Brasil
No dia 28 de janeiro, ocorreu a primeira disputa de título do ano para o clube alviverde: a Supercopa. A decisão, que colocou o Palmeiras, campeão do Campeonato Brasileiro de 2022, frente ao Flamengo, campeão da Copa do Brasil de 2022, foi disputada em Brasília, no Estádio Mané Garrincha. Em uma partida acirrada, o time de Abel Ferreira foi superior aos cariocas e venceu por 4 a 3, conquistando sua primeira taça de 2023.
Paulistão
Também no primeiro semestre, o Palmeiras chegou até a final do Campeonato Paulista e conquistou sua segunda taça da temporada. Na primeira fase, com 28 pontos, o Verdão teve a melhor campanha e ficou a cinco pontos de vantagem para o São Paulo, segunda melhor equipe.
Nas quartas de final e semifinal da competição, o clube venceu o São Bernardo e o Ituano, respectivamente. O único réves do Palmeiras no torneio foi a derrota na primeira partida da final, para o Água Santa, por 2 a 1, em uma partida irreconhecível dos comandados de Abel Ferreira. No segundo jogo em casa, o Verdão reverteu o placar e goleou o time de Diadema, pelo placar de 4 a 0, conquistando o bicampeonato estadual e seu 25º título paulista.
Eliminações (Copa do Brasil e Libertadores)
Em julho, o Palmeiras enfrentou um período de má fase ao ser eliminado da Copa do Brasil, pelo São Paulo. Dominado pelo rival, o Verdão foi derrotado na partida de ida e de volta das quartas de final da competição.
O time também enfrentou uma das piores sequência do trabalho de Abel Ferreira, que foi agravada com uma nova eliminação, cerca de três meses depois. Dessa vez, na Conmebol Libertadores. No dia 5 de outubro, o Palmeiras acabou eliminado nos pênaltis pelo Boca Juniors (4 a 2), na semifinal do torneio continental.
Endrick e a virada histórica
O baque da eliminação nas duas competições fez com que o time alviverde redirecionasse seu foco para a disputa do Campeonato Brasileiro. O time reassumiu a vice-liderança no final de outubro e viu a distância para o líder, Botafogo, cair para 7 pontos. Foi somente no dia 1º de novembro, no entanto, que o Palmeiras começou a acreditar na possibilidade do título.
Na ocasião, o Verdão visitou justamente o Botafogo e fez uma partida histórica. O clube terminou o primeiro tempo perdendo pelo placar de 3 a 0, dominado pelo rival carioca. Porém, em noite inspirada e mágica de Endrick, que marcou dois gols, o Alviverde reverteu o placar e saiu com a vitória por 4 a 3. O resultado deixou o Palmeiras apenas a três pontos atrás do Fogão e mais vivo do que nunca no campeonato.
Além de ter comandado a virada histórica, o atacante de apenas 17 anos, assumiu papel de protagonismo na reta final do Brasileirão liderando o time na conquista do título. O desempenho de Endrick também lhe rendeu sua primeira convocação para a equipe principal da seleção brasileira, se tornando o quarto jogador mais jovem da história a conseguir o feito.
Brasileirão
E para encerrar a temporada de altos e baixos com chave de ouro, o Palmeiras consolidou a conquista de seu 12º título nacional na 38ª e última rodada do campeonato, contra o Cruzeiro. O Verdão fechou 2023 empatando por 1 a 1, com direito a um gol de sua joia, Endrick, e levantando a taça do Brasileirão 2023.
Acesse nossa página
e fique por dentro das principais notícias dos esportes no Brasil e no mundo.