A seleção brasileira teve um ano de 2023 conturbado. O time canarinho iniciou a temporada sem técnico, já que Tite deixou o comando da equipe nacional no fim de 2022, logo após a disputa da Copa do Mundo do Catar. O treinador se despediu após mais de seis anos à frente da Seleção.
Em fevereiro, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) decidiu que Ramon Menezes iria assumir a Seleção de forma interina. O técnico, então, acabou comandando o Brasil nos três primeiros amistosos do ano, contra Marrocos, Guiné e Senegal.
Nestas partidas, a irregularidade apresentada pelo time canarinho já dava indícios de que a temporada seria turbulenta. O Brasil foi derrotado por Marrocos por 2 a 1 e também perdeu para Senegal pelo placar de 4 a 2. Já contra Guiné, a Seleção venceu por 4 a 1.
Fernando Diniz anunciado
No início do mês de julho, a CBF anunciou Fernando Diniz
como novo técnico. O comandante não deixou o Fluminense e, desde então, vem acumulando as funções de treinador do Tricolor e também da Seleção.
A ideia da CBF, no entanto, é que Diniz não permaneça como técnico por muito tempo. A entidade planeja que Carlo Ancelotti, do Real Madrid, assuma o Brasil no meio de 2024. Ao oficializar Diniz, o então presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues (atualmente destituído do cargo), deu uma declaração assegurando que Ancelotti será treinador da Seleção:
“O Fernando Diniz tem contrato de 12 meses de duração. Vai chegar e fazer a transição da seleção brasileira para o treinador Ancelotti, que vai assumir ali na Copa América (em 2024)”, disse Ednaldo Rodrigues.
Eliminatórias
Já sob o comando de Diniz, o Brasil estreou nas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026. Na primeira rodada, vitória sobre a Bolívia por 5 a 1. Logo depois, outro triunfo, desta vez contra o Peru (1 a 0). Mas, os resultados positivos pararam por aí.
Na sequência da competição, a Seleção só empatou com a Venezuela, em casa, por 1 a 1. Na partida seguinte, outro tropeço: derrota por 2 a 0 para o Uruguai, com desempenho que deixou muito a desejar. Na quinta rodada, o time canarinho levou a pior contra a Colômbia (2 a 1). E, para fechar o ano, derrota para a arquirrival Argentina por 1 a 0, em pleno Maracanã (veja abaixo galeria de fotos da partida).
Veja também:
Descubra os sites mais confiáveis para apostar
Após seis rodadas, o Brasil ocupa apenas a 6ª posição na tabela de classificação, com sete pontos. É a pior campanha da Seleção na história das Eliminatórias, considerando somente os seis primeiros jogos.
Lesão de Neymar
No jogo contra o Uruguai, Neymar
sofreu uma lesão grave e precisou ser submetido a cirurgia. A contusão aconteceu nos minutos finais do primeiro tempo, após um choque com o meio-campista uruguaio De La Cruz. O jogador brasileiro ficou com a perna presa no gramado, e acabou rompendo o ligamento cruzado anterior e o menisco do joelho esquerdo. A recuperação levará meses, e Neymar só deve voltar aos campos no meio do ano que vem.
O que vem por aí
Em 2024, o Brasil enfrentará desafios importantes e terá a chance de deixar o momento turbulento para trás. Dentre as competições que a Seleção disputará, destaca-se a Copa América,
que será realizada nos Estados Unidos, entre 20 de junho e 14 de julho.
O Brasil, que está no Grupo D, estreia na competição no dia 24 de junho, contra Costa Rica ou Honduras. Na primeira fase, a Seleção ainda medirá forças contra Colômbia e Paraguai.
As 16 seleções participantes do torneio estão divididas em quatro grupos. As equipes irão se enfrentar dentro da própria chave em turno único. Os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas de final. As fases de mata-mata serão disputadas em jogos únicos, e a grande final acontecerá no dia 14 de julho.
Entre em nossa página
e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.