Um ano que entrou para a história do Botafogo, mas não do jeito que o torcedor queria. Assim foi o 2023 do Alvinegro, que protagonizou uma das maiores derrocadas já vistas no Campeonato Brasileiro. Após criar na torcida a esperança de que voltaria a ser campeão nacional depois de 28 anos, o clube carioca decepcionou e acabou deixando o título escapar. Além do Brasileirão, o Bota também participou de outras três competições neste ano. Relembre abaixo como foi a temporada do Fogão.
Campeonato Carioca
O ano não começou bem para o Botafogo.
Na disputa do Campeonato Carioca, o Alvinegro terminou a Taça Guanabara apenas na quinta posição, e não se classificou para as semifinais do estadual.
O Glorioso somou 19 pontos em 11 jogos, com seis vitórias, um empate e quatro derrotas. O quinto lugar na tabela levou o Bota para a disputa da Taça Rio, ao lado do sexto, sétimo e oitavo colocados. O torneio, que é considerado como uma espécie de prêmio de consolação, foi vencido pela equipe de General Severiano.
Campeonato Brasileiro
O Botafogo iniciou o Brasileirão de forma arrasadora. Com desempenho exemplar, o time fez a melhor campanha de primeiro turno da história da competição desde 2006, ano em que o torneio passou a ser disputado por 20 clubes.
O Alvinegro somou incríveis 47 pontos nos primeiros 19 jogos. Foram 15 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas (aproveitamento de 82%). No mesmo período, o Palmeiras, que acabou faturando a taça, tinha 13 pontos a menos.
No segundo turno, no entanto, o cenário se inverteu. O Fogão fez campanha de time rebaixado e somou apenas 17 pontos, com três vitórias, oito empates e oito derrotas. O aproveitamento despencou para 30%.
O preço da derrocada veio na classificação final: o time carioca terminou o Brasileirão na quinta posição e não garantiu sequer uma vaga direta para a Libertadores.
Veja abaixo galeria de fotos do último jogo do Botafogo no Brasileirão 2023:
Além da queda de desempenho, um dos fatores principais que contribuiu para a perda do título foi a troca de técnicos. Enquanto estava sendo comandado por Luís Castro, o Botafogo parecia estar no caminho certo rumo ao troféu do Brasileiro, mas, após a saída do treinador português, a equipe se perdeu.
Outros quatro técnicos passaram pelo Fogão ao longo da campanha no campeonato, mas nenhum conseguiu recolocar a equipe no caminho das vitórias. Primeiro, Cláudio Caçapa assumiu o time de forma interina. Na sequência, Bruno Lage foi contratado, mas acabou demitido menos de três meses depois. Ainda vieram Lucio Flavio e Tiago Nunes, ambos sem sucesso. No fim, os botafoguenses viram o Palmeiras ficar com o caneco e amargaram uma decepção que ficará na memória por um bom tempo.
Copa do Brasil
O Botafogo também decepcionou na Copa do Brasil e foi eliminado de forma precoce da competição. Os cariocas deram adeus ao torneio nas oitavas de final, após levarem a pior no confronto contra o Athletico-PR. Na partida de ida, em Curitiba, o Bota perdeu por 3 a 2. Já na volta, no Rio, o Alvinegro venceu por 1 a 0 e levou o duelo para os pênaltis. Porém, nas cobranças, o Furacão fez 4 a 2 e ficou com a vaga para as quartas de final.
Copa Sul-Americana
Com o foco voltado para o Brasileirão, o Glorioso deixou a Copa Sul-Americana em segundo plano, e também não conseguiu ir muito longe no torneio continental. A equipe se despediu da competição nas quartas de final ao sucumbir diante do Defensa y Justicia. No primeiro duelo contra os argentinos, realizado no estádio Nilton Santos, o Fogão empatou em 1 a 1. Na partida de volta, o Alvinegro foi derrotado por 2 a 1 e acabou eliminado.
Entre em nossa página
e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.