O Campeonato Brasileiro de 2023 chega à 38ª rodada nesta quarta-feira (6), mas ainda tem muito a ser decidido tanto na parte superior quanto na inferior da tabela.
Título
O título da competição está muito bem encaminhado para seguir nas mãos do Palmeiras. O Verdão só não será campeão em caso de uma ‘catástrofe’.
Isso se deve à sua vantagem no saldo de gols em relação aos seus concorrentes diretos: oito gols a mais que o Atlético-MG e 16 em relação ao Flamengo. O Palmeiras é o líder com 69 pontos, seguido por Galo e Rubro-Negro, ambos com 66.
Rebaixamento
A disputa mais acirrada fica por conta da parte inferior da tabela. Santos, Vasco e Bahia brigam para ver quem vai permanecer na Série A. O Peixe se encontra em situação mais favorável, dependendo apenas de si para seguir na elite nacional. Mesmo sofrendo uma derrota para o Fortaleza, a equipe pode se salvar, contanto que o Vasco ou o Bahia também tropecem.
O Vasco enfrenta o RB Bragantino. Por estarem fora da zona de rebaixamento, os dois podem se garantir em caso de simples vitória.
Já o Bahia é quem tem a situação mais delicada. Com 41 pontos, o Tricolor de Aço necessita de uma vitória combinada com tropeços de seus adversários para permanecer na Série A.
Vaga final na Sul-Americana
Santos e Cruzeiro disputam a última vaga para disputar a próxima edição da Sul-Americana. Atualmente, a posição final está com a Raposa, que possui 46 pontos e só precisa de um empate para se classificar.
Já o Peixe precisava vencer seu último confronto (contra o Fortaleza) e torcer por uma derrota do Cruzeiro para igualar em pontos e ultrapassar o time mineiro no número de vitórias, ficando, assim, com a vaga.