A eleição que definirá o próximo presidente do Corinthians acontece neste sábado (25), quando são esperados cerca de quatro mil sócios patrimoniais e remidos, que irão escolher um candidato para gerir o clube nos próximos três anos: 2024, 2025 e 2026.
Nesta matéria, o iG Esporte coletou os principais projetos dos candidatos André Luiz Oliveira, mais conhecido como André Negão, representante do grupo político que comanda o Corinthians há 16 anos, e Augusto Melo, que concorre à presidência pela oposição pela segunda vez. Confira abaixo os projetos de ambos para o futuro do Timão:
Prioridade como presidente do Corinthians
André Negão: “Meu maior projeto aqui é fazer o Corinthians campeão novamente, montar um time vencedor. Ainda bem que já estamos com o Mano Menezes, uma pessoa que tem totais condições de montar um excelente time. Então meu principal propósito é esse, ter um esquadrão de primeira qualidade, com jogadores do perfil do Corinthians”.
Augusto Melo: "Temos bons projetos, mas o nosso maior sonho é o aumento da capacidade da Neo Química Arena. Queremos o corinthiano de volta, a nossa arena lotada, queremos o povo de volta ao Corinthians e parar de ficar sangrando esse torcedor. O Corinthians tem que voltar a ser protagonista e trazer grandes empresas como parceiros e investidores. Com o aumento da capacidade, eu loto a Arena e dou visibilidade para esse meu parceiro, que terá uma garantia de retorno, pois todos eles sabem que a nossa torcida é a maior, mais consumista e estamos na região mais rica do país e essa Arena lotada dará esse retorno".
Futuro de veteranos da equipe
André Negão: “É difícil ficar palpitando nesse momento, ainda falta um mês para as eleições, temos que tomar cuidado com o que falamos. A temporada ainda não acabou, precisamos subir na tabela, acho que nem o Mano está falando no momento em possíveis renovações, saídas, porque você pode criar uma instabilidade na equipe. Esse assunto vai ser tratado mais para frente, a não ser o caso do Fábio Santos, que declarou que talvez encerre sua carreira no final do ano”.
Augusto Melo: "Cássio e Fagner têm contrato até o final de 2024 e estão nos nossos planejamentos. Temos esses atletas (em fim de contrato) que vamos avaliando até o final do campeonato, os que têm condições de render pelo menos mais um ano nós estaremos verificando isso, mas o que queremos é uma reformulação, rejuvenescer, precisamos de atletas mais novos para que tragam receitas para o futuro".
O Corinthians pode aderir à SAF?
André Negão: “Eu sou contra a SAF, a marca Corinthians não tem preço, o time do povo não pode ser vendido, você não tem como precificar tudo isso, essa torcida. O que eu vejo é o seguinte, existem vários modelos de SAF, o conselho tem que fazer um estudo do que é realmente a SAF, caso um dia, quem estiver na presidência entender que existe um modelo que vem de encontro com aquilo que é o melhor para o clube. Nós da diretoria temos que estar atualizados de tudo o que está acontecendo no mercado. O Corinthians, como uma das principais forças do futebol, precisa estar antenado em tudo. Não estou dizendo que o Corinthians se tornará SAF, na minha visão, o Corinthians não pode ser SAF”.
Augusto Melo: "Sou completamente contra. Temos a maior torcida do país e uma das maiores do mundo, estamos na região mais rica do país e é muito fácil saírmos dessa situação desde que tenha uma gestão profissional. Hoje praticamente temos receita e deficit equacionados. O que precisa é de um bom gestor, que saiba gastar e vender, comprar e paga, porque é isso que temos que voltar a sermos no mercado, bom pagadores. Qualquer presidente que sentar hoje naquela mesa e não fizer nenhuma besteira o Corinthians crescerá sozinho de tão grande é a nossa torcida. O Corinthians jamais precisará virar uma SAF, sou contra e pelo menos na minha gestão não vou deixar isso acontecer. Ao contrário, nós vamos equacionar a nossa receita e vamos deixar um Corinthians melhor".
Futebol feminino
André Negão: “Quem comanda o futebol feminino do Corinthians é a Cris Gambaré, que eu trouxe para a política do clube. Naquela época, ela já pedia sugeria montar um time feminino, e conseguimos montar um time competitivo, a equipe que mais ganhou no futebol brasileiro. É uma coisa que não dá nem para mexer, temos que chamar ela e falar, "Cris, vamos continuar o que está dando certo, não vamos mexer em nada", talvez até o Arthur Elias indique um novo treinador que consiga manter o nível de trabalho que ele fez no clube até agora. Então podem ter certeza que vamos conseguir manter esse padrão de excelência que desenvolvemos no futebol feminino".
Augusto Melo: "O que está bom nós vamos estruturar para que fique melhor ainda. O nosso futebol feminino (Corinthians) é um dos melhores do mundo, são meninas guerreiras, que venceram por si própria não tendo uma estrutura necessária, ao contrário da nossa gestão, que daremos uma estrutura fantástica. Elas hoje precisam de um departamento para elas, algo que nós queremos. A partir do momento que eu levar toda a garotada para o CT integrado com o profissional, eu deixo a base atual hoje só para as mulheres, com uma estrutura somente para elas e já buscando grandes parceiros para melhorar salários, condições, porque tenho certeza que o Corinthians feminino vai crescer ainda mais".
Mudanças no marketing?
André Negão: “Houve uma evolução muito grande neste último ano no marketing do Corinthians, principalmente em termos de camisa. A condição que você tem de fazer marketing, normalmente todo mundo quer a mesma coisa, "eu quero a frente da camisa", mas a frente da camisa você faz um contrato para cinco anos, você não consegue vender duas vezes, 90% é a frente da camisa, o restante são ações pontuais feitas na própria camisa, calção e entre outras coisas, o primordial de tudo isso é a camisa".
Augusto Melo: "Fomos procurar o que tem de melhor no mercado, já temos prontos esses pilares que é o marketing, o jurídico, financeiro, que é o pilar de qualquer grande empresa. Fomos montar isso primeiro para conseguir nos estruturar. O nosso maior ativo é o nosso torcedor. É ele que dá qualquer retorno para qualquer grande empresa. Então teremos o marketing muito próximo ao nosso torcedor".
Valorização da base e venda de atletas formados no clube por valores considerados 'baixos'
André Negão: “O Corinthians sempre foi um time formador, sempre deu atenção para base, vamos melhorar muito mais nessa nova gestão, porque a primeira coisa que queremos fazer é terminar o hotel, assim teremos um alojamento para 150 atletas, vai ficar muito mais fácil para cuidas dessas joias. Na minha visão, venda é momento, se você olhar o valor que foi vendido o Murillo, foi uma das maiores vendas que o Corinthians teve nos últimos anos, se você olhar o Pedro, pela idade dele, eu também acho que foi uma venda razoável, não foi uma venda boa, mas ainda temos um pedaço do Pedro, então é preciso entender o momento".
Augusto Melo: "Nós somos um dos clubes mais procurados para avaliação. Isso pode dizer porque trabalhei por lá por cerca de dois anos. Ganhamos tudo o que você pode imaginar em termos de base, tínhamos uma gestão de pessoas que conhecia, que questionava os treinadores e essa é a vantagem que a gente tem. Quando assumimos a base do Corinthians tinham atletas em que o clube apenas detinha 5% dos direitos econômicos, o resto era dividido entre empresários e outros clubes. Um jogador formado na nossa base terá que ter 100% dos seus direitos ligados ao Corinthians. O que esse jogador necessita? De uma chuteira, celular, a família às vezes de um aluguel, emprego. De cerca de 220 atletas que temos na base, apenas três ou quatro sobem. Queremos aumentar esse número todo ano".
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