Nesta terça-feira (21), as seleções de Brasil e Argentina vão voltar a se encontrar, desta vez pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O último duelo disputado entre os países foi no dia 16 de novembro de 2021, há mais de dois anos. A seguir, confira o que mudou nas duas equipes desde então.
Veja abaixo galeria de fotos do último confronto entre Brasil e Argentina:
No último encontro entre as seleções, Argentina e Brasil empataram em 0 a 0, em partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. O jogo foi realizado na cidade de San Juan.
Conquistas
Pouco antes do empate sem gols, a Argentina conquistou a Copa América de 2021, justamente sobre o Brasil, no Maracanã, em julho de 2021, ao vencer a final por 1 a 0. Desde então, as conquistas pararam somente para um lado. Isso porque a Argentina, ainda comandada por Lionel Messi e Scaloni, saiu da Copa América para ganhar
a Copa do Mundo no Catar em 2022
, e se sagrar a melhor seleção do mundo.
Pelo lado do Brasil, as decepções no Mundial seguiram acontecendo. A equipe comanda por Tite caiu nas quartas de final para a Croácia, e mais uma vez deu adeus ao sonho de voltar ao topo.
Rumos diferentes no comando
Essa nova eliminação precoce em outra Copa do Mundo marcou o encerramento da passagem de Tite no comando da seleção brasileira, após seis anos de parceria, ótimo aproveitamento, conquistas, mas sem o principal objetivo.
Para a vaga de Tite, o Brasil anunciou Fernando Diniz, que vai comandar a partida contra a Argentina, nesta terça, podendo fazer sua despedida, uma vez que após esse duelo, a Seleção só volta a jogar em 2024 e Carlo Ancelotti, atual treinador do Real Madrid, pode estar no comando da seleção brasileira no próximo ano .
Convocação da Seleção Brasileira para jogos contra Colômbia e Argentina será na segunda-feira https://t.co/2VJdXJOfTi
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) November 1, 2023
📸Vitor Silva / CBF pic.twitter.com/gZ4HVaciuh
Enquanto isso, a Argentina segue com Scaloni no comando de sua seleção. O treinador vem cada vez mais adaptado à função e demonstra domínio total da equipe que possui em mãos.
Referências
Outra coisa que mudou bastante na comparação entre as seleções para esta partida são os elencos e as referências dos países/jogadores. Isso porque a Argentina segue com Lionel Messi como principal jogador e ainda mais ídolo após a conquista da Copa do Mundo de 2022. O camisa 10 estará em campo nesta terça para ajudar a Argentina a manter o bom desempenho nas Eliminatórias.
Já pelo lado do Brasil, Neymar vive um dos seus piores momentos na carreira e com a camisa da Seleção. O craque havia acabado de retornar de uma lesão que o tirou dos gramados por cerca de cinco meses, e sofreu uma nova contusão gravíssima no joelho . Ele voltará a atuar somente em 2024.
Além de Neymar, o Brasil também não vai contar com Vini Jr, que na ausência do camisa 10, é o principal jogador da Seleção. Vini sofreu uma lesão na coxa e também só retorna no próximo ano.
Escalação
Considerando a última partida entre as seleções, o Brasil passou por uma reformulação enorme na sua escalação , enquanto a Argentina manteve basicamente o mesmo elenco daquela data, que futuramente ainda se sagrou campeão mundial.
No dia 16 de novembro de 2021, a escalação da Argentina foi: Emiliano Martínez; Molina, Romero (Pezzella, 7/2T), Otamendi e Acuña; Paredes (Lisandro Martínez, intervalo), De Paul e Lo Celso (Domínguez, 40/2T); Messi, Lautaro Martínez (Joaquín Correa, intervalo) e Di María (Julián Álvarez, 28/2T). Técnico: Scaloni.
Já o Brasil foi formado por: Alisson; Danilo, Marquinhos, Éder Militão e Alex Sandro; Fabinho, Fred e Lucas Paquetá (Gerson, 33/2T); Raphinha (Antony, 23/2T), Matheus Cunha (Gabriel Jesus, 40/2T) e Vinicius Júnior. Técnico: Tite.
Veja mais novidades sobre o mundo da bola e todos os esportes no Brasil e no mundo acompanhando nosso site.