Deu a lógica. Lionel Messi confirmou o favoritismo e conquistou a Bola de Ouro, entregue pela Revista France Football, em cerimônia realizada nesta segunda-feira (30), na cidade de Paris. O argentino foi eleito o melhor jogador do mundo da temporada 2022/23 e ficou com o troféu.
Veja abaixo galeria de fotos de Messi:
Para levar a taça, Messi superou outros dois craques, que também eram apontados como fortes candidatos ao prêmio: Haaland e Mbappé. Esta é a oitava vez que o argentino conquista a Bola de Ouro. Ele também ganhou a honraria nos anos de 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019 e 2021.
Messi, que já era o maior vencedor do prêmio, aumentou ainda mais sua vantagem para Cristiano Ronaldo, que é o segundo jogador que mais conquistou a Bola de Ouro (cinco vezes).
Craque do Inter Miami, Messi é o primeiro jogador a ganhar o troféu atuando fora da Europa. Além disso, o argentino, de 36 anos, se tornou o segundo mais velho a faturar o prêmio, atrás apenas do inglês Stanley Matthews, que levou a taça com 41 anos, em 1956, quando a France Football começou a entregar o prêmio.
Messi liderou a seleção argentina na conquista da Copa do Mundo do ano passado, no Catar. Este fato foi fundamental para que o camisa 10 ficasse com o prêmio, já que a France Football considerou o desempenho dos jogadores durante o período da temporada europeia (meio de 2022 até o meio de 2023) para decidir quem ficaria com o troféu.
Confira abaixo os outros premiados na cerimônia desta segunda-feira:
- Melhor jogadora
Aitana Bonmatí (Barcelona)
- Melhor goleiro (Troféu Yashin)
Emiliano Martínez (Aston Villa)
- Melhor jogador sub-21 (Troféu Kopa)
Jude Bellingham (Borussia Dortmund / Real Madrid)
- Clube do ano
Manchester City (masculino) / Barcelona (feminino)
- Jogador com mais gols (Troféu Gerd Müller)
Erling Haaland (Manchester City)
- Prêmio Sócrates (reconhecimento a causas sociais)
Vinicius Júnior (Real Madrid),
por conta de seu trabalho no "Instituto Vini Jr."
Não perca nada! Entre em nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.
** Cleber Mattos é repórter do iG Esporte e formado em jornalismo. Acompanha o mundo das competições nas mais diversas áreas, sobretudo quando o assunto é futebol.