O Vasco
se vê cada vez mais próximo da reforma de São Januário.
Após a assinatura do projeto de lei da Prefeitura do Rio de Janeiro que viabiliza a modernização do estádio através da transferência de seu potencial construtivo, o Cruz-Maltino investiu na atualização do plano de reforma e ampliação do seu estádio.
Além do projeto arquitetônico, o Vasco precisou entregar à Prefeitura o memorial descritivo, o orçamento e a projeção de receitas do novo estádio para assim conseguir o potencial construtivo.
O clube adotou como base o projeto desenvolvido pelo arquiteto Sérgio Dias, ainda durante a gestão do ex-presidente Alexandre Campello. A atualização da proposta também foi de responsabilidade de Sérgio Dias, juntamente com a equipe formada pelos arquitetos Ana Carolina Dias, Clarissa Pereira, Felipe Nicolau e William Freixo. As informações são do Lance.
(Confira abaixo a galeria de fotos do projeto do Novo São Januário)
O projeto para reformar e modernizar São Januário está orçado em R$ 506 milhões. O Vasco afirma que possui memorandos de entendimentos assinados com empresas que estão interessadas em comprar o potencial construtivo.
A atual diretoria do Vasco espera que as obras possam ser iniciadas no dia 7 de abril, e a expectativa é que o 'Novo São Januário' seja inaugurado em 2027, ano que marca o centenário do estádio.
A histórica e tombada Fachada Principal, a capela Nossa Senhora das Vitórias, o Parque Aquático e o Colégio Vasco da Gama serão mantidos. Por outro lado, as arquibancadas e os ginásios serão demolidos e reconstruídos. Desta forma, o anel será fechado. Os muros que englobam todo o complexo de São Januário também serão derrubados.
O Vasco abrirá mão de 10 mil m² de terreno, visando ampliar a área comum do estádio com uma esplanada que abrigará cerca de 40 mil pessoas.
O projeto também objetiva homenagear os Camisas Negras, que marcaram a história do Vasco antes mesmo da construção de São Januário. A Resposta Histórica será gravada em mármore, na fachada leste, que ficará em frente a Barreira do Vasco. As arquibancadas do estádio farão alusão aos uniformes utilizados na década de 1920.
Veja os detalhes do projeto:
Capacidade total:
47.383
Tribuna: 123
Camarotes: 2.541
Camarotes coletivos: 378
Frisas: 210
Lounges: 1.130
Cadeiras: 10.258
Arquibancadas: 32.743
Torres Norte e Sul:
uma em cada lado da fachada principal do estádio. O prédio contará com quatro andares. Lá funcionarão sedes adminitrativas, restaurantes, sala de troféus e museu do clube.
Torre esportiva:
terá três andares e será construída atrás da capela. Contará com quadra poliesportiva, quadra de futsal, além de um espaço para lutas e ginástica.
Piscina:
será criada uma área de lazer visando receber os sócios estatutários do clube.
Esplanada:
área comum para a chegada da torcida.
Painel dos ídolos:
a esplanada ficará quatro metros acima do nível da rua. Este espaço será utilizado para homenagear craques históricos do Cruz-Maltino.