Obras do Novo São Januário podem ser iniciadas em 2024
Projeto: Sergio Moreira Dias, Felipe Nicolau, Willian Freixo, Clarissa Pereira e Ana Carolina Dias
Obras do Novo São Januário podem ser iniciadas em 2024

O Vasco se vê cada vez mais próximo da reforma de São Januário. Após a assinatura do projeto de lei da Prefeitura do Rio de Janeiro que viabiliza a modernização do estádio através da transferência de seu potencial construtivo, o Cruz-Maltino investiu na atualização do plano de reforma e ampliação do seu estádio.

Além do projeto arquitetônico, o Vasco precisou entregar à Prefeitura o memorial descritivo, o orçamento e a projeção de receitas do novo estádio para assim conseguir o potencial construtivo.

O clube adotou como base o projeto desenvolvido pelo arquiteto Sérgio Dias, ainda durante a gestão do ex-presidente Alexandre Campello. A atualização da proposta também foi de responsabilidade de Sérgio Dias, juntamente com a equipe formada pelos arquitetos Ana Carolina Dias, Clarissa Pereira, Felipe Nicolau e William Freixo. As informações são do Lance.

(Confira abaixo a galeria de fotos do projeto do Novo São Januário)

Novo São Januário
Novo São Januário
Novo São Januário
Novo São Januário
Novo São Januário
Novo São Januário
Novo São Januário
Novo São Januário
Novo São Januário
Novo São Januário
Novo São Januário
Novo São Januário

O projeto para reformar e modernizar São Januário está orçado em R$ 506 milhões. O Vasco afirma que possui memorandos de entendimentos assinados com empresas que estão interessadas em comprar o potencial construtivo. 

A atual diretoria do Vasco espera que as obras possam ser iniciadas no dia 7 de abril, e a expectativa é que o 'Novo São Januário' seja inaugurado em 2027, ano que marca o centenário do estádio. 

A histórica e tombada Fachada Principal, a capela Nossa Senhora das Vitórias, o Parque Aquático e o Colégio Vasco da Gama serão mantidos. Por outro lado, as arquibancadas e os ginásios serão demolidos e reconstruídos. Desta forma, o anel será fechado. Os muros que englobam todo o complexo de São Januário também serão derrubados.

O Vasco abrirá mão de 10 mil m² de terreno, visando ampliar a área comum do estádio com uma esplanada que abrigará cerca de 40 mil pessoas.

O projeto também objetiva homenagear os Camisas Negras, que marcaram a história do Vasco antes mesmo da construção de São Januário. A Resposta Histórica será gravada em mármore, na fachada leste, que ficará em frente a Barreira do Vasco. As arquibancadas do estádio farão alusão aos uniformes utilizados na década de 1920.

Veja os detalhes do projeto:

Capacidade total: 47.383

Tribuna: 123
Camarotes: 2.541
Camarotes coletivos: 378
Frisas: 210
Lounges: 1.130
Cadeiras: 10.258
Arquibancadas: 32.743

Torres Norte e Sul:  uma em cada lado da fachada principal do estádio. O prédio contará com quatro andares. Lá funcionarão sedes adminitrativas, restaurantes, sala de troféus e museu do clube.

Torre esportiva:  terá três andares e será construída atrás da capela. Contará com quadra poliesportiva, quadra de futsal, além de um espaço para lutas e ginástica.

Piscina:  será criada uma área de lazer visando receber os sócios estatutários do clube.

Esplanada:  área comum para a chegada da torcida.

Painel dos ídolos:  a esplanada ficará quatro metros acima do nível da rua. Este espaço será utilizado para homenagear craques históricos do Cruz-Maltino.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!