O Brasil conquistou o ouro no Pan-Americano 2023, no Chile, na noite deste sábado. A seleção começou perdendo para os donos da casa, mas conseguiu o empate no finalzinho e a decisão foi para as penalidades, onde o Brasil foi campeão após vencer por 4 a 2. Um dos destaques da seleção foi Gabriel Pirani, jogador do DC United, que pertence ao Santos. O jogador foi convocado após a lesão de Gabriel Veron.
"Sabemos que quando representamos o Brasil, sempre temos que brigar para sermos os melhores. É a camisa mais pesada do futebol mundial, e é uma honra poder olhar para trás e saber que eu fiz parte desta história. É uma conquista muito especial para mim!", disse o meio-campista, que anotou um gol durante a campanha.
O Brasil foi ouro de forma invicta e não tinha sofrido gols até a finalíssima. Foram cinco jogos, com quatro vitórias e apenas um empate. A conquista acabou com um jejum que durava desde 1987, que havia sido a última vez que a seleção conquistou o ouro nos jogos Pan-Americanos.
"Foi uma excelente campanha, nosso esforço diário foi recompensado com o ouro. Era o nosso objetivo quando viemos para o Chile e só veio por causa de muito trabalho. Agora é pensar no futuro e nos próximos desafios que virão", respondeu Pirani.
Mas não foi só o ouro dos jogos Pan-Americanos que foi garantido por Gabriel. O jogador também se sagrou campeão da Copa Libertadores pelo Fluminense. No clube carioca, o jovem jogador atuou em 24 partidas e anotou dois gols ao todo durante a passagem no Tricolor. Já pela Libertadores deste ano foram cinco partidas.
"Meu tempo no Fluminense foi muito especial, fiquei muito feliz em saber que atingimos esse objetivo de vencer a Libertadores. É um time gigante e merecia um título que combinasse com sua história. Com certeza hoje foi um dia muito indescritível na minha carreira, um grande momento!", finalizou o jogador.