'Corinthians vai ter um time vencedor em 2024', afirma André Negão, candidato à presidência
Divulgação
'Corinthians vai ter um time vencedor em 2024', afirma André Negão, candidato à presidência

A eleição que definirá o próximo presidente do Corinthians acontecerá no dia 25 de novembro, quando são esperados cerca de quatro mil sócios patrimoniais e remidos para escolherem um candidato para gerir o clube nos próximos três anos: 2024, 2025 e 2026.

Nesta matéria, o iG Esporte  ouviu o candidato André Luiz Oliveira, mais conhecido como  André Negão, representante do grupo político que comanda o Corinthians há 16 anos. A entrevista com o concorrente da oposição, Augusto Melo, você pode conferir  neste link.

Veja abaixo galeria de fotos de André Negão:

André Negão
André Negão
André Negão
André Negão
André Negão
André Negão
André Negão
André Negão
André Negão
André Negão

Confira as propostas e projetos de André Negão caso o mesmo seja eleito presidente do Corinthians:

Prioridade como presidente do Corinthians

- Meu maior projeto aqui é fazer o Corinthians campeão novamente, montar um time vencedor. Ainda bem que já estamos com o Mano Menezes, uma pessoa que tem totais condições de montar um excelente time. Então meu principal propósito é esse, ter um esquadrão de primeira qualidade, com jogadores do perfil do Corinthians.

Qual é o projeto com Mano Menezes?

- Temos que respeitar o Mano Menezes, é uma pessoa que tem história no Corinthians, e agora foi mais do que homem, porque para pegar um time faltando dois meses para terminar a temporada, em uma posição desconfortável, precisando de qualquer forma levar o clube para uma posição que o Corinthians merece e deve estar, não é para qualquer um. Então só por isso ele já merece o respeito de todos nós corintianos. Temos que fazer o possível e o impossível para dar todas as condições para que ele faça seu trabalho da maneira que ele gosta de fazer, um trabalho sério, que traga resultados positivos ao Corinthians, sem citar o detalhe que ele sabe montar times, como vocês viram nas últimas passagens.

Futuro de veteranos da equipe

- É difícil ficar palpitando nesse momento, ainda falta um mês para as eleições, temos que tomar cuidado com o que falamos. A temporada ainda não acabou, precisamos subir na tabela, acho que nem o Mano está falando no momento em possíveis renovações, saídas, porque você pode criar uma instabilidade na equipe. Esse assunto vai ser tratado mais para frente, a não ser o caso do Fábio Santos, que declarou que talvez encerre sua carreira no final do ano.

André também evidenciou a importância de Mano Menezes no processo de renovação.

- Precisamos esperar o final do ano, a partir desse momento, vamos analisar com quem que o Mano quer contar, quais contratações ele quer fazer, mas pode ter certeza, iremos montar um time competitivo, que possa voltar a trazer glórias para o Corinthians.

Qual é o caminho do retorno ao protagonismo?

- O Duílio quando entrou na presidência tinha como meta diminuir os gastos, então você acaba não tendo dinheiro para contratar um time de primeira qualidade, ele fez a opção de diminuir a dívida e está conseguindo, contratou empresas, a Falcone e a KPMG, e deu certo. Até porque somos um clube de futebol, e tem algumas ações administrativas que são feitas dentro de uma empresa, que você não consegue fazer em um time de futebol.

Ao citar o atual presidente, o candidato afirmou que a situação financeira é melhor, e que será possível montar uma equipe vencedora em sua gestão

- Agora, com as finanças mais ou menos organizadas, com um treinador escolhido, você pode ter certeza que vamos ter um time vencedor no ano que vem, e é isso que a torcida quer, ela não quer nada além disso, quer ganhar títulos, diminuir as dívidas logicamente, mas ganhar títulos é a prioridade para a torcida.

Valorização da base e venda de atletas formados no clube por valores considerados 'baixos'

- O Corinthians sempre foi um time formador, sempre deu atenção para base, vamos melhorar muito mais nessa nova gestão, porque a primeira coisa que queremos fazer é terminar o hotel, assim teremos um alojamento para 150 atletas, vai ficar muito mais fácil para cuidas dessas joias. Na minha visão, venda é momento, se você olhar o valor que foi vendido o Murillo, foi uma das maiores vendas que o Corinthians teve nos últimos anos, se você olhar o Pedro, pela idade dele, eu também acho que foi uma venda razoável, não foi uma venda boa, mas ainda temos um pedaço do Pedro, então é preciso entender o momento.

Ao falar do Pedro, ele ressaltou outros fatores que influenciam na decisão dos jogadores.

- Acredito que o Pedro saiu um pouco cedo, mas também foi uma questão familiar dele, que começa a interferir, você vem de família pobre, então você não consegue segurar de jeito nenhum, a família vê que ele pode resolver todas os problemas na vida dele, então temos que ter muita sensibilidade, porque se você não vende o atleta, esperando a melhor oportunidade, acaba deixando a família frustrada, assim ficando mais difícil para manter o jogador em alta performance, então tudo isso tem que ser analisado, e talvez foi analisado no caso do Pedro.

Sobre os valores, o candidato disse que o DNA do clube “atrapalha” nas vendas.

- Normalmente o Corinthians revela muitos defensores e volantes, e eles costumam ser mais baratos que os atacantes, quando você tem um atacante que faz gols, você consegue uma venda muito maior, na maioria das vezes, um jogador do meio para trás possui um preço um pouquinho menor.

O Corinthians pode aderir a SAF?

- Eu sou contra a SAF, a marca Corinthians não tem preço, o time do povo não pode ser vendido, você não tem como precificar tudo isso, essa torcida.

Apesar de ser contra, André afirmou que é preciso estudar esse novo modelo de administração, mas ressaltou que é contra.

- O que eu vejo é o seguinte, existem vários modelos de SAF, o conselho tem que fazer um estudo do que é realmente a SAF, caso um dia, quem estiver na presidência entender que existe um modelo que vem de encontro com aquilo que é o melhor para o clube. Nós da diretoria temos que estar atualizados de tudo o que está acontecendo no mercado. O Corinthians, como uma das principais forças do futebol, precisa estar antenado em tudo. Não estou dizendo que o Corinthians se tornará SAF, na minha visão, o Corinthians não pode ser SAF.

Ampliação da Neo Química Arena

- Esse aumento da capacidade demanda uns R$ 200 milhões. É uma coisa que pode ser estudada futuramente, até porque já temos as estruturas que podem ser feitas. Estamos em um momento crucial, onde estamos tentando diminuir as dívidas, então não conseguimos fazer um investimento de R$ 200 milhões, se for para fazer um investimento desse porte, é melhor fazer no time, montar um elenco de primeira linha. A nossa torcida precisa ter um pouco de calma, a Arena hoje tem capacidade para 47.650 pessoas, temos uma média que gira em torno de 39, 40 mil pessoas por jogo, ainda sobram 7 mil, então temos muitas coisas que temos que pensar antes disso, como por exemplo, o CT da base. É um custo muito alto, então entendemos que primeiro, precisamos terminar de abater as dívidas, para depois pensarmos na Arena.

André ainda falou sobre a possibilidade de captar parceiros para a possível ampliação.

- Muitos falam, "vamos atrás de um parceiro", quais seriam as garantias para dar a esse parceiro? Então é preciso ter muita cautela, não podemos vender uma ilusão a torcida, temos que fazer um trabalho sério, para no futuro, não sermos cobrados por algo que prometemos e não conseguimos cumprir.

Futebol feminino

- Quem comanda o futebol feminino do Corinthians é a Cris Gambaré, que eu trouxe para a política do clube. Naquela época, ela já pedia sugeria montar um time feminino, e conseguimos montar um time competitivo, a equipe que mais ganhou no futebol brasileiro. É uma coisa que não dá nem para mexer, temos que chamar ela e falar, "Cris, vamos continuar o que está dando certo, não vamos mexer em nada", talvez até o Arthur Elias indique um novo treinador que consiga manter o nível de trabalho que ele fez no clube até agora. Então podem ter certeza que vamos conseguir manter esse padrão de excelência que desenvolvemos no futebol feminino.

Mudanças no marketing?

- Houve uma evolução muito grande neste último ano no marketing do Corinthians, principalmente em termos de camisa. A condição que você tem de fazer marketing, normalmente todo mundo quer a mesma coisa, "eu quero a frente da camisa", mas a frente da camisa você faz um contrato para cinco anos, você não consegue vender duas vezes, 90% é a frente da camisa, o restante são ações pontuais feitas na própria camisa, calção e entre outras coisas, o primordial de tudo isso é a camisa.

Além do poder da camisa, André também falou sobre uma possível reformulação no aplicativo “Universo SCCP”, inaugurado em abril de 2022.

- Agora, com essa nova campanha que está sendo feita pela internet, do Fiel Torcedor, você vai conseguir monetizar muitas coisas dentro do próprio produto, tendo um aumento de ganhos, que é o que todo mundo faz hoje, através de tokens. Tem muita coisa que vai ser feita, e com certeza, vamos aumentar nossa produção em marketing, a partir do momento da troca do SCCP (aplicativo Universo SCCP) pelo Fiel, e vão existir inúmeros atrativos dentro do aplicativo que vai ajudar a fazer com que as pessoas comprem produtos comercializados dentro desse aplicativo.

Entre em  nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!