Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, anunciou nesta quarta-feira (4) que Uruguai, Argentina e Paraguai vão sediar as partidas de abertura da Copa do Mundo de 2030, mas a competição terá um formato inédito em sua história.
A primeira partida será em Montevidéu, como homenagem à primeira edição do Mundial, disputado em 1930, mas os demais jogos do torneio serão disputados em Espanha, Portugal e Marrocos.
Essa será a primeira Copa do Mundo em três continentes. O Conselho da Fifa tomou a decisão nesta quarta-feira, e Alejandro Domínguez anunciou em entrevista coletiva.
"A Copa do Mundo do Centenário, 100 anos depois da primeira, não poderia ficar longe da América do Sul, onde tudo começou. A Copa do Mundo de 2030 será disputada em três continentes", declarou o dirigente.
"Acreditávamos sempre. A Copa do Mundo do Centenário de 2030 começa onde tudo começou. Uruguai, Argentina e Paraguai sediarão as partidas de abertura do Mundial Centenário", escreveu o dirigente em suas redes sociais.
Vale lembrar que o Mundial de 2030, assim como o de 2026, será disputado por 48 seleções e terá 104 jogos.
Alejandro Domínguez também publicou uma foto ao lado dos presidentes das federações dos três países envolvidos na realização da Copa: Chiqui Tapia, da AFA, Ignacio Alonso Labat, da AUF, e Robert Harrison, da APF.