Nesta quinta-feira (28), o Flamengo
deu fim a uma 'guerra fria' e encerrou de vez
a passagem de Sampaoli
pelo clube. As partes sabiam que não iam continuar juntas desde o vice-campeonato na Copa do Brasil, mas ainda não havia existido uma conversa sequer. O argentino deixa o cargo
após registrar alguns números
únicos.
Veja uma galeria de fotos de Sampaoli:
No comando do Rubro-Negro, Sampaoli acumulou 39 partidas, das quais registrou vinte vitórias, oito derrotas, e onze empates. Um aproveitamento de 63% que seria o suficiente em outras situações, mas o preço de comandar o Flamengo é alto. Um bom rendimento não adianta se não está atrelado a títulos e a um futebol que encanta o Maracanã.
Mas, existe algo raro que aconteceu em todos esses jogos: o treinador não repetiu a escalação titular uma única vez. Para todo duelo, novos 11 jogadores iam a campo.
Seja por questão de lesões e ausências, por questão tática, por desespero para tentar se manter no cargo, Sampaoli usou 39 escalações diferentes em 39 ocasiões. Os números dão argumentos para a impressão que se tinha em campo, o time não parecia estar conectado, não havia entrosamento, o Flamengo não lembrava suas equipes campeãs dos últimos anos.
Dessa maneira, Sampaoli repetiu o que aconteceu no clube antes de sua chegada: caiu antes da hora esperada nas competições. Deixou a Libertadores nas quartas de final, contra o Olimpia, do Paraguai, e perdeu a final da Copa do Brasil para o São Paulo, no Morumbi.
Agora, resta o Brasileirão, 14 rodadas para o clube sonhar com uma arrancada, ou ao menos conseguir uma vaga na Libertadores de 2024. O argentino deixa uma missão complicada para o treinador que assumir o seu lugar, que ao que tudo indica, será Tite, ex-comandante da Seleção Brasileira. O professor negocia com o Flamengo e tem conversas 'avançadas', mas ainda não está 100% acertado.
Veja mais novidades sobre o mundo da bola e todos os esportes no Brasil e no mundo acompanhando nosso site.