Neste domingo (17), Flamengo e São Paulo se enfrentam, no Maracanã, pela primeira partida das finais da Copa do Brasil. O Rubro-Negro recebe o Tricolor em meio a um momento turbulento na temporada. Protestos, brigas, bastidores quentes e outras polêmicas marcaram o clube carioca nos últimos meses. Levantar o trofeú do torneio seria importante não só pela conquista em si, mas também para amenizar o clima e tentar trazer de volta a paz ao time da Gávea.
Veja uma galeria de fotos do Flamengo na última final da Copa do Brasil:
Primeiramente, é importante frisar que o clima ao redor do clube é de que a conquista da Copa do Brasil é praticamente uma obrigação. Esse sentimento ficou ainda mais forte após a derrota para o Athletico Paranaense no meio desta última semana . O time se mostrou desorganizado em campo, Gabigol foi expulso e mais uma vez se ouviu gritos de 'fora Sampaoli' no estádio.
Sampaoli vem pressionado no cargo desde a eliminação do Flamengo na Libertadores. A equipe caiu para o Olimpia nas quartas de final, e a partir daquele momento a pressão pela demissão do técnico argentino vem crescendo cada vez mais. Resultados inconsistentes e polêmicas no vestiário, como a do atacante Pedro e a briga entre Gerson e Varela, aumentaram ainda mais a pressão da torcida.
No entanto, Rodolfo Landim, presidente do clube, segue dando máximo respaldo para Sampaoli e afirmando que não vai trocar de treinador durante o decorrer da temporada. A opinião sobre o comandante é dividida nos bastidores e sua permanência para 2024, independentemente do cenário, é incerta.
Porém, o momento do Flamengo, se comparado com o do São Paulo, ainda é bem diferente. Os cariocas vêm de alguns anos levantando as taças mais importantes da América do Sul, como Libertadores e Brasileirão, e buscam conquistar o bicampeonato consecutivo da Copa do Brasil. Com um dos elencos mais estrelados do país, o Rubro-Negro ainda pode ser considerado favorito para a decisão.
Por outro lado, o São Paulo nunca ganhou a Copa do Brasil e está em busca de um título inédito. Além disso, o time do Morumbi não conquista um campeonato de grande importância desde 2012, quando venceu a Sul-Americana.
Veja mais novidades sobre o mundo da bola e todos os esportes no Brasil e no mundo acompanhando nosso site.