Arthur Elias deve assumir a vaga de Pia na Seleção Feminina
Reprodução/Instagram
Arthur Elias deve assumir a vaga de Pia na Seleção Feminina

Nesta quarta-feira (30), a CBF  confirmou a saída de Pia Sundhage do cargo de treinadora da Seleção Feminina . Após um fracasso na Copa do Mundo, parecia questão de tempo até que Pia fosse 'dispensada'. Agora, as buscas por um novo nome começam, e de olho nas Olimpíadas de Paris em 2024, Arhtur Elias,  técnico da equipe feminina do Corinthians, deve ser o nome escolhido para a vaga da treinadora sueca. 

Veja uma galeria de fotos de Arthur Elias: 

Segundo pode apurar o iG Esporte , a CBF entrou em contato com o treinador nesta quarta-feira, sobre a possibilidade de assumir a vaga de Pia. Arthur se mostrou interessado em aceitar o novo desafio, e as conversas estão encaminhadas para um desfecho positivo , com o treinador trocando o Corinthians pela Seleção. 

Arthur deve deixar o Corinthians após a final do Campeonato Brasileiro Feminino. Isso porque o Timão está com a classificação para a grande decisão praticamente encaminhada. Após vencer o Santos por 3 a 0 no primeiro jogo, o alvinegro vai defender a vantagem dentro de casa para tentar chegar na finalíssima. 

O treinador, comentou, semanas atrás, sobre a possibilidade de assumir a Seleção e se disse preparado: "Claro que sim [estou preparado]. Não é momento de eu ficar falando sobre Seleção Brasileira, mas, respondendo diretamente à pergunta, sim, estou há muitos anos no futebol feminino. Não só no futebol feminino, trabalho há 17, 18 anos como treinador de futebol, com a mesma comissão", entrevista ao programa Apito Final, da Band.

Mas, por que a decisão de fechar com Arthur Elias veio tão rápida, e é considerada certeira pela CBF? Além de um dos melhores currículos da história do esporte, Arthur conhece muito o futebol feminino, as atletas que estão constantemente na Seleção e mais, confira abaixo. 

Domínio do Futebol Feminino

Arthur Elias possui mais de 17 anos trabalhando com as mulheres no mundo da bola. Aos 42 anos, o treinador dedicou quase metade da sua vida comandando equipes como: Nacional e Centro Olímpico, até chegar ao Corinthians. Por conta dessa experiência, Arthur é conhecido por passar muita confiança às jogadoras, um perfil de 'família com o elenco'. 

Currículo de peso

Desde que Arhtur chegou ao Corinthians em 2016, não existe quem se compare aos títulos que o treinador possui no histórico. Em oito temporadas com o Timão, são 14 conquistas, das quais são: 4 campeonatos brasileiros (perto de ganhar mais um esse ano) e 3 Libertadores. O aproveitamento do treinador beira o absurdo: em 247 partidas disputadas, sua equipe perdeu apenas 19 jogos, venceu 200 e empatou 28. Nestas 247 ocasiões, seu time fez 747 gols, e levou apenas 142.

Pressa 

A CBF tem que agir rápido. As Olimpíadas de Paris estão logo aí, e não tem como negar que Arthur é o nome mais 'pronto' para, em cerca de um ano, assumir a Seleção e colocar a equipe no páreo para competir pelo ouro olímpico. A competição tem início no dia 26 de julho de 2024, ou seja, o novo treinador teria menos de 11 meses para trabalhar. 

Brasileiro

Além de se entender muito bem com as jogadoras por onde passa, Arthur tem uma característica que faltou em Pia Sundhage: domínio da língua portuguesa. De acordo com a "ESPN", algo que incomodava a CBF na ex-treinadora, era a falta de entendimento entre a técnica e o restante do grupo, o que muitas vezes se dava pelo fato de Pia não falar o português fluente. Com o treinador brasileiro, não ocorreria esse problema. 

Enquanto não vem a confirmação oficial por nenhuma das partes, Arthur segue trabalhando pelo Corinthians, e seu próximo desafio será nesse neste sábado (2). As 'Brabas do Timão' vão enfrentar o Santos pelo segundo jogo da semifinal do Brasileirão Feminino. 

Veja mais novidades sobre o mundo da bola e todos os esportes no Brasil e no mundo acompanhando nosso site.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!