Chegou o dia de um dos jogos mais aguardados da temporada. São Paulo e Corinthians estarão frente a frente, nesta quarta-feira (16), para escrever mais um capítulo de uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro. O clássico acontece no Morumbi, às 19h30, pela partida de volta da semifinal da Copa do Brasil.
No primeiro duelo, na Neo Química Arena, o Timão venceu por 2 a 1 e agora joga por um empate para avançar à final. Já o Tricolor precisa de um triunfo por dois ou mais gols de diferença para se classificar. Em caso de uma vitória simples do time do Morumbi, o confronto será decidido nos pênaltis. Mas quem chega melhor para o duelo? Existe favorito neste Majestoso? Ídolos de São Paulo e Corinthians, os ex-jogadores Silas e Zé Elias falaram com exclusividade ao iG Esporte e deram um panorama sobre o clássico.
Veja abaixo galeria de fotos do jogo de ida entre Corinthians e São Paulo:
“Eu acho que esse confronto, qualquer um tem chance de passar. A gente vê o Luxemburgo acertando o Corinthians e o time está chegando em um momento bom para esse confronto. Já o São Paulo vem de um jogo de muita pressão contra o San Lorenzo (pela Copa Sul-Americana), ganha bem e faz um outro grande jogo contra o Flamengo (pelo Brasileirão). Então, um confronto de duas equipes que cresceram. Tem tudo para ser um grande jogo”, analisa Silas, que brilhou com a camisa do São Paulo nos anos 1980 e que hoje é comentarista dos canais ESPN.
O ex-jogador do Tricolor também falou sobre a possibilidade de o duelo ser decidido nos pênaltis: “Eu vejo o São Paulo com chance de ganhar o jogo, mas não sei se vai fazer dois gols para passar. Nos pênaltis, talvez uma pequena vantagem para o Corinthians por conta da experiência do Cássio em relação ao Rafael. Cássio já está há muito mais tempo no gol do Corinthians do que o Rafael no gol do São Paulo. Eu diria 55% a 45% a favor do Corinthians, se for para os pênaltis”, pontuou Silas.
Assim como o ex-jogador do São Paulo, Zé Elias também acredita que o Majestoso está aberto. Comentarista da ESPN, o “Zé da Fiel” é muito identificado com a torcida do Timão por sua passagem pelo clube no meio dos anos 1990. Para o ex-volante, o clássico será parelho.
“Eu espero um jogo equilibrado. As duas equipes vêm jogando um bom futebol. Eu acho que o São Paulo, por jogar em casa, tem uma facilidade maior, por conhecer as referências do campo, mas acho que é um jogo aberto. Tanto o Corinthians como o São Paulo têm possibilidades de passar. É jogo de duas equipes grandes, um clássico do cenário nacional e acho que tudo pode acontecer”, disse Zé Elias.
Apesar de considerar que as chances estão divididas, o ex-jogador aponta um fator que pode desequilibrar o confronto: Lucas Moura. O atacante acabou de ser repatriado pelo São Paulo e pode fazer a diferença no clássico, de acordo com Zé Elias.
“O Lucas está jogando muito. Eu acho que o Corinthians precisa se preocupar muito com ele, porque ele está trazendo algo novo para o futebol brasileiro, que não tinha, que é o jogador que pega e sai driblando todo mundo e coloca velocidade na partida. Acho que isso é um ponto de desequilíbrio. Vamos ver como o Vanderlei Luxemburgo vai armar a equipe para tentar anular justamente esse poder que o Lucas trouxe para a equipe do São Paulo”, observou o ex-volante do Corinthians.
Em sua passagem pelo Timão, Zé Elias participou de diversos clássicos contra o São Paulo. Quando perguntado sobre qual Majestoso mais marcou sua carreira, ele relembrou:
“O Corinthians x São Paulo que mais me marcou foi em 1994. Nós perdemos por 2 a 1. Foi a primeira vez que eu fui capitão da equipe do Corinthians, com 18 anos”, concluiu Zé Elias.
A partida citada pelo ex-jogador foi válida pelo Campeonato Brasileiro daquele ano e aconteceu no Pacaembu. Na ocasião, Pinga marcou o gol do Corinthians. Já o São Paulo chegou à vitória com gols de Cafu e Sierra.
Entre em nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.