O brasileiro Neymar foi multado pela construção de um lago artificial em sua mansão localizada em Mangaratiba, na Costa da Verde do Rio de Janeiro.
Ao todo, o valor da multa, após análise de todas as infrações e agravantes, chega a R$ 16 milhões. A decisão partiu da procuradora-geral do município, Juraciara Souza Mendes da Silva.
Neymar foi penalizado por ter supostamente cometido uma série de infrações ambientais, entre elas, desvio de curso de água, captação de água de rio sem autorização, captação de água para lago artificial, terraplanagem, escavação, movimentação de pedras e rochas sem autorização, e aplicação de areia de praia sem autorização ambiental.
Apesar da alta quantia, a multa dificilmente tirará o sono do jogador do PSG. Isso porque, o valor não dá nem um mês do que o craque recebe dentro e fora de campo.
Forbes
Na lista da Forbes divulgada esse ano, Neymar aparece na posição de número 12. Para se ter uma ideia, somente em 2022, ele embolsou 248 milhões de reais em um ano (salários e bônus) e 174 milhões de reais em publicidade e eventos fora dos gramados. No total, 422 milhões de reais.
Isso quer dizer que o craque viu cair em sua conta 20,6 milhões de reais por mês; 666 mil reais por dia; 27.750 reais por hora; e 426 reais por minuto.
Apesar de ter o dinheiro para pagar, o jogador já definiu que entrará com recurso administrativo para mudar a decisão da Secretaria.
As obras foram embargadas no dia 22 de junho. Nesse dia, Neymar pai chegou a receber voz de prisão dos oficiais . A Justiça, porém, derrubou a interdição no dia 30 de junho. Neymar inaugurou o lago no dia 23. No dia seguinte, realizou na propriedade o chá-revelação de seu bebê.