Goleiros comportados, celebrações e mais! As 8 novas regras do futebol

Mudanças entraram em vigor neste mês e visam evitar lances polêmicos nas partidas

Mudanças

Neste mês, oito novas regras entraram em vigor para esclarecer algumas situações de jogo e tentar evitar lances polêmicos. As mudanças foram decididas pela IFAB (International Football Association Board). Veja a seguir:

Reprodução

Regra 'anti-Dibu Martínez'

A principal mudança afeta os goleiros, que agora estão proibidos de atrasarem as cobranças de pênaltis. Eles também não podem mais distrair o batedor nem tocar em traves, travessão ou na rede. Vale lembrar que na final da Copa do Mundo, Dibu Martínez protagonizou grande polêmica ao provocar os batedores da França.

Reprodução/Instagram

Invasão

Pela regra, a entrada de qualquer jogador reserva ou membro de comissão técnica no campo, durante a partida, era ilegal. Porém, na final do Mundial, jogadores argentinos invadiram o campo de jogo para comemorar um dos gols, o que gerou polêmica, porque o árbitro não anulou o gol. Com a mudança na regra, a IFAB decidiu que nesses casos o gol só deverá ser anulado caso o jogador ou membro de comissão técnica que invadiu o campo interfira de alguma forma no gol.

Reprodução/Twitter - 13.12.22

Comemorações

Os árbitros devem considerar o tempo perdido durante as comemorações de gols e adicioná-lo aos acréscimos ao final de cada tempo.

Joilson Marconne / CBF

Impedimento quando a bola vem de um adversário

Por conta de um lance envolvendo Mbappé, na final da Nations League, a IFAB tomou a decisão de destacar que o auxiliar não deve levantar a bandeira quando o jogador que está impedido receber a bola de um adversário com “total controle” da bola e de seu corpo.

reprodução / Twitter

Cartão vermelho

Nova regra aborda a disputa de bola em lances nos quais o árbitro avaliar ter acontecido falta dentro da área e ser necessário advertir o atleta. Se o pênalti for marcado por conta de uma infração com a qual o jogador evitou uma clara chance de gol, o atleta só será expulso se a infração tiver acontecido sem qualquer possibilidade de disputar a bola.

Reprodução

Técnico

Caso um jogador reserva, substituído ou membro de comissão técnica cometer uma infração na área técnica, mas o árbitro não conseguir identificar, quem será punido é o treinador.

Reprodução/Twitter

Assistente reserva

A partir deste mês, a IFAB passou a permitir que os árbitros assistentes reserva troquem informações com os colegas. Antes, eles eram proibidos de auxiliar os demais.

Reprodução

Veja mais Top Stories