Começa hoje, às 16h, na Arena Barueri, a decisão do Campeonato Paulista de 2023. De um lado, o poderoso e favorito Palmeiras . Do outro, a grande surpresa desta edição, o Água Santa , que eliminou o São Paulo e o Red Bull Bragantino nas fases eliminatórias.
O Palmeiras busca o título invicto, algo que o clube não consegue desde 1972. O último campeão do Paulistão sem perder foi o Corinthians, em 2009, comandado por Mano Menezes e que tinha Ronaldo Fenômeno no elenco. O Palmeiras ganhou de forma invicta em outras duas edições, ainda como Palestra Itália, em 1932 e 1926.
O Água Santa nunca tinha chegado tão longe no Paulistão. Em razão da capacidade e falta de iluminação artificial, o clube não pode mandar seu jogo em Diadema, no Distrital do Inamar. Mas isso não foi problema na semifinal contra o Red Bull Bragantino.
Campanhas
O Palmeiras chega à decisão com 10 vitórias, quatro empates e zero derrota. São 20 gols marcados e apenas cinco sofridos, um aproveitamento de 80,95% dos pontos disputados e a melhor campanha da competição. Por isso, mandará o jogo decisivo em casa, no Allianz Parque.
O Água Santa teve 59,52% do aproveitamento dos pontos, com sete vitórias, quatro empates e três derrotas. Foram 14 gols marcados e 10 gols sofridos.
Desfalques
O Palmeias não terá Bruno Tabata e Atuesta. Ambos estão machucados e não podem jogar. Por outro lado, nenhum jogador está pendurado.
O Água Santa não terá Joilson, machucado, e o capitão Rodrigo Sam, que foi expulso na semifinal e está suspenso da partida de hoje.
Onde assistir
A partida terá transmissão ao vivo na TV Record, no Premiere, no HBO Max, Paulistão Play e YouTube da FPF.