Conselheiros do Santos protocolam pedido de impeachment contra Andres Rueda
Divulgação
Conselheiros do Santos protocolam pedido de impeachment contra Andres Rueda


Um grupo de conselheiros do Santos protocolou um pedido de impeachment contra o presidente Andres Rueda, que é acusado da prática de gestão temerária. O requerimento foi elaborado ainda na última semana, como adiantou o LANCE!, e contava com cerca de 30 assinaturas. O número estava abaixo da expectativa dos opositores — que esperavam conseguir em torno de 50.

Veja abaixo galeria de fotos de Andres Rueda:


O documento final foi protocolado nesta quarta-feira (15), com 42 assinaturas. Entre os apoiadores do movimento está Otávio Alves Adegas, mandatário do Santos em 1987 e ex-presidente do Conselho Deliberativo do clube, que também assinou o requerimento.

A gestão temerária, principal acusação do grupo contra Rueda, engloba erros cometidos pela administração, mas sem necessariamente ter acontecido atos ilegais. Algumas das irresponsabilidades apontadas pelos conselheiros são:

- Constantes trocas de técnicos e diretores de futebol
- Deterioração da imagem e marca "Santos Futebol Clube"
- Muito dinheiro investido em contratações que não se justificaram
- Desempenho esportivo (três anos seguidos do time sendo desclassificado do Paulistão sem avançar às quartas de final e lutas contra o rebaixamento)
- Risco de não participação na Copa do Brasil 2024
- Atitudes que colocam em perigo a integridade da instituição

Os conselheiros alegam que o movimento não possui motivações eleitoreiras. Eles afirmam que tentaram convencer Rueda sobre a necessidade de mudanças no comportamento do departamento de futebol, por exemplo. Porém, as alterações não teriam acontecido.

E AGORA?
O requerimento foi encaminhado ao Conselho Deliberativo, comandado pelo presidente Celso Jatene.

Caso a mesa do Conselho opte por acatar o processo, o documento é repassado à Comissão de Inquérito e Sindicância (CIS), que terá cinco dias para informar o presidente do clube. Após tomar ciência do caso, o mandatário tem 10 dias para apresentar sua defesa.

A CIS transmitirá o parecer final ao Conselho Deliberativo. Em sequência, inicia-se uma série de votações para a tomada da decisão final.

Esta é a segunda tentativa de impeachment contra Rueda neste ano. Na primeira, o Conselho Deliberativo não deu prosseguimento ao processo.

Entre em  nosso canal no Telegram e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!