Del Valle vence Flamengo nos pênaltis e conquista Recopa Sul-Americana
Reprodução / Twitter Conmebol - 28.02.2023
Del Valle vence Flamengo nos pênaltis e conquista Recopa Sul-Americana

O Flamengo teve mais uma chance de conquistar um título neste início de 2023, porém acabou decepcionando novamente sua imensa torcida na noite desta terça-feira (28). Após vencer o Independiente del Valle por 1 a 0, no Maracanã, no tempo normal, e empatar sem gols na prorrogação, o Rubro-Negro foi derrotado pelo time equatoriano por 5 a 4 nas penalidades máximas e viu o adversário conquistar o título da Recopa Sul-Americana. Vale lembrar que o Del Valle havia vencido o jogo de ida, na semana passada, no Equador, por 1 a 0. Esta é a terceira oportunidade de vencer um título na temporada que foi desperdiçada pelo Flamengo. Além da Recopa, o Rubro-Negro também decepcionou no Mundial de Clubes e na Supercopa do Brasil.

Veja abaixo galeria de fotos da decisão:


O jogo
Empurrado por um Maracanã lotado, o Flamengo foi para cima do Del Valle nos primeiros minutos da decisão. Tentando furar a marcação adversária, o Rubro-Negro apostava nas jogadas pelos lados do campo. O posicionamento avançado dos laterais flamenguistas deixava claro que o time brasileiro pretendia explorar os flancos para chegar ao gol rival. Varela e Ayrton Lucas participavam de forma frequente dos lances de criação e tentavam encurralar o Del Valle.

Aos 14 minutos, o Flamengo conseguiu seu primeiro lance de perigo. Após boa jogada pela direita, Everton Ribeiro cruzou uma bola na medida para Pedro, que cabeceou, mas parou na defesa do goleiro Ramírez.

A equipe do técnico Vítor Pereira mandava na partida e dominava completamente as ações. Com um volume grande de jogadas ofensivas, não demorou para o Flamengo começar a empilhar chances para abrir o placar.

Na casa dos 30 minutos, o Rubro-Negro criou dois lances seguidos de perigo, que deixaram o grito de gol preso na garganta da torcida. Primeiro com Thiago Maia, que acertou um cabeceio na trave direita do goleiro adversário. Pouco depois, foi a vez de Ayrton Lucas carimbar o travessão de Ramírez.

Antes do intervalo, outras duas grandes chances desperdiçadas levaram o torcedor ao desespero. Já nos acréscimos, Varela invadiu a área pela direita e chutou rasteiro, obrigando o goleiro do Del Valle a fazer grande defesa. Na sequência, Arrascaeta cabeceou uma bola que tirou tinta da trave esquerda.

Apesar da pressão, o Flamengo foi para o intervalo sem balançar as redes.

No início do segundo tempo, o cenário não se alterou. Precisando do resultado, a equipe brasileira ocupava o campo de defesa do Del Valle e explorava os cruzamentos na tentativa de tirar o zero do placar. No entanto, faltava capricho nas finalizações.

Na medida em que o tempo passava, o nervosismo ia tomando conta do Flamengo, que começou a errar alguns passes e finalizar menos contra a meta rival. A chuva forte que caía no Maracanã só aumentava o desgaste dos jogadores em campo e deixava o clima de dramaticidade ainda maior.

O Del Valle se segurava na defesa e tentava puxar alguns contra-ataques na tentativa de surpreender o Rubro-Negro. O ímpeto flamenguista visto na primeira etapa já não se repetia e o time equatoriano passou a equilibrar as ações.

Sem outra alternativa a não ser se atirar ao ataque, o técnico Vítor Pereira colocou Gerson e Everton Cebolinha em campo. Embora a mexida não tenha causado efeito imediato, ela se mostrou acertada já nos acréscimos da partida. Quando a torcida já hostilizava o time, Everton Cebolinha recebeu um cruzamento aos 50 minutos, ajeitou para o meio e Arrascaeta bateu para o fundo do gol, abrindo o placar para o Flamengo e levando a decisão para a prorrogação.

Prorrogação
Embalado pelo gol, o Rubro-Negro voltou a controlar as ações da partida no tempo extra. Com posse de bola e variação nas jogadas ofensivas, o Flamengo rondou a meta adversária, mas não conseguiu ampliar o placar e a decisão foi para as penalidades máximas.

Pênaltis
Herói no tempo normal, Arrascaeta abriu as penalidades máximas, mas sua batida parou nas mãos do goleiro Ramírez. Na sequência, Faravelli fez 1 a 0 para o Del Valle. A segunda cobrança do Flamengo foi de David Luiz, que converteu. Mas o time equatoriano também marcou e deixou o placar em 2 a 1. Logo depois, Cebolinha bateu o terceiro pênalti e deixou o dele. Previtali, então, fez mais um para o Del Valle: 3 a 2. Na sequência, Gerson marcou para o Fla e Schunke também para o Del Valle. Gabigol ainda empatou a série para o Rubro-Negro, mas, na última cobrança, Landázuri converteu sua batida para fazer 5 a 4, dando o título da Recopa ao Del Valle em pleno Maracanã.

** Cleber Mattos é repórter do iG Esporte e formado em jornalismo. Acompanha o mundo das competições nas mais diversas áreas, sobretudo quando o assunto é futebol.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!