Na partida de ida da Recopa Sul-Americana, o Independiente Del Valle (EQU) fez valer o "fator casa" e venceu o Flamengo por 1 a 0, nesta terça-feira, no Estádio Banco Guayaquil, em Quito. O time equatoriano teve o controle do jogo diante de um rival que não foi capaz de jogar um bom futebol. O único gol da partida foi de Carabajal, após cobrança de escanteio, já na etapa final.
Os clubes decidem a Recopa na terça, dia 28, no Rio de Janeiro. O Del Valle jogará com a vantagem do empate no Maracanã, que receberá grande público. Todos os ingressos já foram vendidos. Para conquistar o título no tempo regulamentar, o Flamengo precisará vencer por dois gols de diferença.
DEL VALLE NO CONTROLE DO JOGO
A primeira etapa foi de domínio do time da casa. Encontrando espaço no meio de campo, o Independiente Del Valle teve a posse de bola e controlou o ritmo do jogo até o intervalo. Apesar disso, o time de Martín Anselmi não conseguiu transformar a posse de bola em chances reais de gol. Com exceção das bolas aéreas, o goleiro Santos foi pouco exigido nos 45 minutos iniciais. Por outro lado, o volante Arturo Vidal, com bons desarmes e muita entrega, foi o destaque do Flamengo.
GABI PERDE A MELHOR CHANCE!
Apesar de não ter o controle da partida, foi o time do Flamengo quem teve as melhores oportunidades. A melhor delas foi com Gabigol, aos 41. Lançado em profundidade, o camisa 10 ficou cara a cara com o goleiro adversário, e Moisés Ramírez desviou a bola para a linha de fundo.
NA BOLA AÉREA, DEL VALLE MARCA!
O cenário após o intervalo permaneceu o mesmo. O Del Valle seguiu rondando a área do Flamengo, que, aos poucos, deu sinais de desgaste. Pedro, com dores musculares, deu lugar Erick Pulgar, mas o time equatoriano seguiu com o controle do meio de campo. Sem conseguir encontrar espaço na entrada da área, a bola aérea foi a solução. Em escanteio, apareceu sozinho entre os zagueiros Fabrício Bruno e David Luiz para abrir o placar aos 23 minutos. Santos, que havia defendido cobrança de falta de Sornoza minutos antes, não pôde defender a cabeçada no chão do zagueiro.
FLAMENGO INEFICIENTE ATÉ O FIM
A vantagem no placar não mudou em nada a postura do Del Valle, tampouco a do Flamengo. Vítor Pereira tentou com as entradas de Everton Cebolinha e Matheus Gonçalves, já nos minutos finais, mas o Rubro-Negro não conseguiu produzir nada. O Del Valle, por sua vez, continuou com a bola, mas as chances foram raras. Nem mesmo a expulsão de Ortiz, aos 43, mudou o panorama do jogo.
FICHA TÉCNICA
INDEPENDIENTE DEL VALLE 1X0 FLAMENGO
Estádio:
Banco Guayaquil, em Quito (EQU)
Data e hora:
21 de fevereiro de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro:
Piero Maza (CHL)
Assistentes:
José Retamal (CHL) e Claudio Urrutia (CHL)
Árbitro de vídeo:
Juan Lara (CHL)
Renda/Público:
ND.
Gol:
Carabajal (1-0, 23'/2ºT)
Cartão amarelo:
Moisés Ramírez, Faravelli, Kevin Rodríguez e Sornoz (IDV); Vidal, Pedro , Fabrício Bruno e David Luiz (FLA)
Cartão vermelho:
Ortiz (IDV)
INDEPENDIENTE DEL VALLE (Técnico: Martín Anselmi)
Moisés Ramírez; Schunke, Carabajal, Agustín Garcia; Matías Fernández, Pellerano (Ortiz, 28'/2ºT), Faravelli, Sornoza (Previtalli, 47'/2ºT) e Caicedo (Minda, 39'/2ºT); Lautaro Díaz (Hoyos, 28'/2ºT) e Kevin Rodríguez (Alcívar, 39'/2ºT)
FLAMENGO (Técnico: Vítor Pereira)
Santos; Varela, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Thiago Maia (Matheus Gonçalves, 40'/2ºT), Vidal, Everton Ribeiro (Everton Cebolinha, 32'/2ºT) e Arrascaeta; Gabi e Pedro (Erick Pulgar. 17'/2ºT).