Pelé foi o único a conquistar três Copas do Mundo como jogador
Reprodução / Instagram
Pelé foi o único a conquistar três Copas do Mundo como jogador

Gênio, inigualável, lenda, rei! Muitos são os adjetivos para tentar classificar Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, que nos deixou aos 82 anos. Durante toda sua trajetória, Pelé acumulou marcas incríveis, títulos e vitórias, mas nesta quinta-feira (29), sucumbiu para o câncer e perdeu a batalha pela vida. Seu legado, no entanto, será eterno. Jogadas espetaculares, lances icônicos, conquistas e números expressivos estão entre os feitos que o tornaram incomparável. Relembre abaixo a carreira de Pelé.

Veja abaixo galeria de fotos de Pelé:


Santos
O Rei do Futebol nasceu em Três Corações, cidade de Minas Gerais, em 23 de outubro de 1940. Mas foi no litoral paulista que Pelé iniciou profissionalmente sua trajetória. Ele assinou seu primeiro contrato com o Santos em 1956. Começava ali uma relação que duraria praticamente a carreira inteira de Pelé. Ao todo, o ex-jogador permaneceu no Peixe por 18 anos e conquistou diversos títulos importantes, como o bi da Libertadores e o bi mundial (1962 e 1963). Ele também liderou o Santos em seis títulos brasileiros e levantou dez canecos de campeão paulista, entre outros troféus.

Seleção brasileira
Sua história com o time canarinho começou em julho de 1957. Com apenas 16 anos, o craque entrou em campo numa partida contra a Argentina e já estreou fazendo gol, na derrota por 2 a 1 diante do eterno rival sul-americano, pela Copa Roca. Era só o início de uma história de sucesso. Com a camisa da Seleção, Pelé disputou quatro Copas do Mundo (1958, 1962, 1966 e 1970). O Rei do Futebol só não conquistou o título em 1966. Pelé é, inclusive, o único tricampeão mundial como jogador. A sua última partida pela Seleção aconteceu em julho de 1971, em um amistoso diante da Iugoslávia, no Maracanã. O duelo terminou empatado em 2 a 2. Ao todo, Pelé fez 113 jogos com a camisa amarelinha, sendo 91 oficiais.

New York Cosmos
Pelé deixou o Santos em 1974. No ano seguinte, ele foi contratado pelo New York Cosmos. No time norte-americano, o camisa 10 também deixou sua marca e conquistou o título da NASL (Liga Norte-Americana de Futebol) em 1977. No dia 1º de outubro daquele mesmo ano, Pelé encerrou sua carreira, em um jogo amistoso entre Cosmos e Santos, realizado em Nova York.

Números
Entre os muitos feitos de Pelé, a quantidade de gols se destaca. O Rei balançou as redes 1.283 vezes ao longo de sua carreira. Pela seleção brasileira, o craque anotou 77 gols (considerando apenas jogos oficiais) e é o maior artilheiro do time canarinho ao lado de Neymar, que igualou o número de tentos do Rei recentemente, na Copa do Mundo do Catar. A quantidade de títulos de Pelé também chama atenção: 36 ao todo (pelo Santos, seleção brasileira e Cosmos).

Entre em  nosso canal no Telegram e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

** Cleber Mattos é repórter do iG Esporte e formado em jornalismo. Acompanha o mundo das competições nas mais diversas áreas, sobretudo quando o assunto é futebol.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!