O Corinthians conversa com o Zenit , da Rússia, para comprar o atacante Yuri Alberto — que está emprestado ao clube paulista até junho de 2023. O Timão planeja ceder atletas para abater os valores pedidos pelos russos, que querem, pelo menos, reaver os 25 milhões de euros (R$ 149 milhões, segundo a cotação da época) investidos na compra do centroavante.
Emprestados ao Zenit como parte do acordo atual pela cessão de Yuri, o goleiro Ivan e o atacante Gustavo Mantuan têm valores fixados para a compra em definitivo. A dupla seria a principal ‘moeda de troca’ da negociação.
De acordo com informações obtidas pela reportagem, caso o Zenit aceite a troca, estima-se que o Corinthians abateria entre 15 e 20 milhões de euros (R$ 85,5 e 114 milhões, respectivamente) do montante total.
O jovem Adson — cria da base do Timão — também pode entrar no ‘pacote’ para reduzir ainda mais o valor da negociação. No entanto, para envolvê-lo, é preciso do aval da nova comissão técnica, capitaneada pelo treinador Fernando Lázaro.
Quem realiza a intermediação do negócio é o empresário André Cury. O Zenit está disposto a ouvir propostas e o modelo de troca de jogadores é bem visto pelo clube. A informação foi publicada inicialmente pela ‘Goal’ e confirmada pelo LANCE!.
O próprio Duílio Monteiro Alves, presidente do Corinthians, confirmou em entrevista coletiva na última quarta-feira (14) que as conversas com o Zenit acontecem.
- Temos no radar, vamos trabalhando em cima disso. Temos tempo maior, até o meio do ano. Há conversas com o Zenit em relação ao Yuri, não avançadas, mas existem - disse.
DIRETOR CONTA COM VOLTA
Alexander Medved, diretor-geral da equipe russa, revelou que espera que o atleta retorne ao Zenit na próxima temporada. Segundo o cartola, o clube gosta muito do futebol do atacante.
- Yuri Alberto é muito bom. O emprestamos ao Corinthians, mas esperamos que ele possa voltar ao Zenit, pois gostamos muito dele - afirmou em entrevista à Rádio Gaúcha Zero Hora, de Porto Alegre.
Por outro lado, Yuri Alberto quer ficar no Timão e, inclusive, se comprometeu em ajudar a direção no que for preciso para concretizar a permanência.
DESEMPENHO DO CENTROAVANTE NO ALVINEGRO
O esforço do Corinthians para manter Yuri Alberto é compreensível, já que o camisa 9 correspondeu dentro das quatro linhas. Na temporada, foram 11 gols marcados em 28 partidas. Ele está atrás somente de Róger Guedes — que soma 14 tentos — na artilharia da equipe, mas o camisa 10 entrou em campo mais vezes (66 jogos).