Seleção costuma treinar sem caneleiras por estratégia de Tite
Lucas Figueiredo/CBF
Seleção costuma treinar sem caneleiras por estratégia de Tite

A seleção do Brasil segue com sua preparação para a Copa do Mundo a todo vapor. Concentrados no centro de treinamento da Juventus, em Turin, os comandados de Tite têm continuado com sua preparação para o Mundial. 

No entanto, as últimas viagens dos treinos do Brasil chamou atenção nas redes sociais. Isto porque, muitos internautas consideraram as entradas de Daniel Alves nos seus companheiros de equipe, Pedro e Raphinha, como "exageradas" e "duras".

Veja galeria de fotos dos convocados da seleção brasileira:

O que poucos sabem é que o técnico Tite utiliza tais lances como método de treinamento de suas equipes. Além de treinar uma marcação com pressão, o treinador também tem o costume de fazer com que seus atletas treinem sem caneleiras.

A ideia é adotada por Tite desde 2015, quando ainda era comandante do Corinthians, e tem como objeitvo a redução do número de faltas e cartões amarelos ou vermelhos de seu time. Naquele ano, Tite viu três jogadores serem expulsos nos primeiros jogos da temporada e somar oito cartões vermelhos na Copa Libertadores.

A partir daí, o técnico passou a proibir o uso de caneleiras nos treinos, para que hoouvesse mais lealdade nas disputas. "Se eles têm este tipo de comportamento com o adversário, quero vê-los fazerem o mesmo com os colegas. Não sabia o que aquilo ia dar, mas depois vi que as coisas mudaram. É o sentido do 'compete forte, leal, mas na bola'", revelou Tite durante entrevista a 'ESPN Brasil', em 2018.

O zagueiro Marquinhos, que também trabalhou com Tite no Corinthians, confirmou a estratégia adotada pelo treinador. "O bicho pega no treino. Mas é tudo 100 por cento leal. Desde a época de Corinthians, na Europa, nós treinamos assim. Isto dá-nos a consciência de sermos leais", explicou o jogador da seleção brasileira e do PSG.

Entre em nosso canal no Telegra m  e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!