* elaborado por Betarena platform

Pedro é um dos principais goleadores da temporada
João Brandão
Pedro é um dos principais goleadores da temporada

Com o retorno de cada vez mais jogadores de elite, que tem preferido os campos nacionais aos europeus, por algumas vezes, inclusive, o Brasileirão vem ganhando força. No entanto, a competição ainda tem sofrido com um problema, em especial. A média de gols, pelo 11º ano consecutivo, segue um padrão pouco atraente ao torcedor que gosta de bom futebol.

A média de gols por jogo da Série A do Campeonato Brasileiro tem sido decepcionante, ano após ano. Com exceção de 2020, ano atípico para o calendário do futebol mundial, por conta da pandemia, as marcas, aliás, estiveram ainda mais baixas que o normal. Ou seja, parecemos estar mais perto de ver o problema aumentar do que resolvê-lo.

Média de gols do Brasileirão vem diminuindo

O Brasileirão não tem um média superior a 2.5 gols por partida desde a edição de 2011 da competição. É bem verdade que, naquele ano, a marca foi superada com sobras, afinal, ao fim das 38 rodadas era de 2.68 tentos por jogo. De lá para cá, no entanto, nos dois anos seguintes, tivemos médias que passaram de 2.40 gols, mas não vimos algo mais próximo dos três tentos do que de duas bolas nas redes por embate.

Mais próximo do título
SE Palmeiras
Mais próximo do título

Para piorar a situação, nas quatro edições anteriores e na atual, em apenas uma vez a marca foi maior do que 2.35 gols (próximo ao fim do primeiro turno, em 2022, estamos com algo próximo de 2.30). A exceção aconteceu em 2020, quando tivemos 2.48 tentos por partida, contudo, vale lembrar que, graças a pandemia, foi um ano com calendário apertado e bastante atípico. Logo, o problema parece estar bem longe de uma solução.

Comparação com outras ligas nacionais

Quando fazemos um comparativo com as principais ligas europeias, as marcas do Brasileirão ficam ainda piores. Entre as cinco principais competições nacionais do Velho Continente, nenhuma delas teve, na última temporada, uma marca inferior a 2.5 gols por jogo. A única que cravou este número (logo, não esteve abaixo) foi La Liga.

Até mesmo países que sempre foram marcados por características defensivas, como a Itália, têm superado a marca com folga. Foram 2.87 gols por partida na última edição da Serie A italiana. Números parecidos com a da popular Premier League (2.82). A média mais impressionante vem da Alemanha, que teve na Bundesliga mais de 3.10 tentos por confronto.

Os números atuais do Brasileirão se assemelham ao do Campeonato Argentino, competição que tem bem menos investimento que a nossa liga nacional.  Nos jogos de hoje em dia, a competição do país vizinho tem média de 2.33 gols após a disputa das sete primeiras rodadas da atual edição.

O que é possível observar com base nesta média?

futebol
Rafael Ribeiro

Imagem do clássico entre Santos e São Paulo: pouco gols

Quando olhamos a média de gols do Brasileirão fica nítido o quanto o estilo de jogo das equipes da competição tem dado preferência para as defesas. Não deixa de ser um mérito dos times terem um bom desempenho no setor defensivo, no entanto, vale observar que por muitas vezes os números refletem também a falta de ousadia dos clubes. É mais do que claro que na imensa maioria das vezes, as equipes preferem administrar uma vantagem do que buscar aumentá-la.

Se isso para o torcedor pode não ser o melhor dos cenários, pode trazer algumas vantagens em outras condições. Para apostas esportivas , por exemplo, tem sido vantajoso investir em partidas com poucos gols, já que elas são mais do que dominantes. Uma boa alternativa, afinal, já que não há como conviver com frequência com a emoção dos gols, ganhar algum dinheiro com isso surge como um consolo para os amantes do esporte.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!