Destaque do Flamengo no segundo semestre de 2022 e titular absoluto desde a chegada de Dorival Junior, Rodinei (confira galeria de fotos abaixo) não renovará o seu vínculo com o Rubro-Negro, que vai até dezembro, e tem em mãos uma proposta oficial do Atlético-MG para fechar contrato válido por três temporadas, além de receber luvas, pois ficará livre no mercado a partir de 1º de janeiro de 2023.
A proposta foi enviada pelo Atlético-MG há alguns dias, mas tanto Rodinei quanto seus representantes querem decidir apenas após os jogos importantes envolvendo o Flamengo no Brasileirão, na Libertadores e na Copa do Brasil nesta reta final de temporada passarem. A ideia é manter o jogador focado nos duelos decisivos e respeitar ao máximo o Rubro-Negro, clube que defende desde 2016.
O atual diretor do Atlético-MG, Rodrigo Caetano, trabalhou com Rodinei no Flamengo e foi o responsável por levá-lo para o Internacional, por empréstimo, em 2020. Ou seja, Caetano é um admirador do futebol do lateral e agora tenta contratá-lo para o Galo. O dirigente e o atleta conversaram algumas vezes nos últimos dias.
Em relação ao Flamengo, Rodinei chegou a ter a renovação até dezembro de 2024 encaminhada, com direito a documentos trocados entre as partes. Mas como o Rubro-Negro, na época, vivia uma crise interna, com Paulo Sousa tendo péssimos resultados e torcida fazendo protestos, a diretoria do Fla recuou e decidiu deixar a pauta para ser resolvida ao término da temporada. Com isso, o próprio atleta desistiu de estender o compromisso, entendeu que chegou a hora de respirar novos ares e romper esse laço com o time carioca.
Em entrevista recente ao Canal Venê Casagrande, Marcos Braz, vice de futebol do Flamengo, confirmou que as conversas pelas renovações de Rodinei haviam dado uma paralisada.
"Deu uma esfriada nessa situação (da renovação de Rodinei)", disse o dirigente rubro-negro.
Com 30 anos e vivendo o melhor momento na carreira, Rodinei está no Flamengo desde 2016 e já disputou 206 jogos até o momento, marcando 18 gols. Além disso, é um jogador tratado como peça fundamental para manter o bom clima nos bastidores e até mesmo ajudar na rápida adaptação dos estrangeiros que chegam ao elenco. O craque Vidal, recém-contratado pelo Rubro-Negro, apelidou o companheiro de "avión" (avião na língua espanhol) pelas investidas ao ataque.