O Ministério Público Federal arquivou uma representação movida contra o meia do Flamengo Arrascaeta por suposta apologia ao uso de drogas.
Veja abaixo galeria de fotos de Arrascaeta:
O pedido de investigação citava que, ao marcar um gol em partida realizada em 6 de janeiro de 2021, o meia do Flamengo fez um gesto segurando o dedo indicador ao polegar próximo à boca e que isso representaria uma alusão ao uso da maconha.
Para o procurador Fernando Aguiar, do MPF do Rio, o gesto não permite inferir que o jogador "tenha instigado ou induzido alguém a consumir maconha", ato que pode configurar crime.
"A todas as luzes, trata-se de um gesto comum e corriqueiro entre usuários de maconha. Entretanto, no contexto em que praticado - vale dizer, logo após a marcação de um gol, durante um jogo de futebol -, não tem o condão de 'induzir, instigar ou auxiliar alguém ao uso indevido de droga', mas sim o de externar a opinião pessoal do atleta, aparentemente favorável à descriminalização da maconha", escreveu o procurador.
Ao promover o arquivamento do caso, ele concluiu: "Esse tipo de gesto é absolutamente legítimo e não caracteriza ilícito penal algum, tal como decidido pelo Supremo Tribunal Federal há mais de dez anos".
Entre em nosso canal no Telegram e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.