Paulo Sousa completará 30 jogos pelo Flamengo
Divulgação
Paulo Sousa completará 30 jogos pelo Flamengo

Ainda faltam um mês e 17 dias para a abertura da janela de transferências do verão europeu, mas o Flamengo se movimenta nos bastidores para reforçar um elenco considerado envelhecido,  ainda mais para um calendário apertado.

E esta é a principal premissa do técnico Paulo Sousa no contato com a diretoria: o desejo é por atletas mais jovens que possam dar intensidade à equipe dentro do modelo de jogo adotado.

Nesta terça-feira, dia de folga dos jogadores, o treinador se reuniu com o diretor Bruno Spindel e colocou algumas opções em pauta. O clube tem sua busca e processo de contratações independente do treinador, mas o português participa e é consultado sobre as opções e possibilidades que estão mapeadas pela diretoria.

Sabe-se que no começo de 2022, quando Paulo Sousa chegou, a ideia era que o treinador conhecesse melhor o grupo que tinha à disposição, para em seguida sinalizar à direção que caminhos seguir no mercado. Isso atrasou um pouco a movimentação do Flamengo, que fez algumas apostas por sua conta, como nos casos de Marinho e Fabrício Bruno. Quando o técnico finalizou a pré-temporada e o Estadual foi atendido dentro do possível, com o zagueiro Pablo, o goleiro Santos e o lateral Ayrton Lucas. Ficou faltando a chegada de um volante, de um ponta e de um meia, pelo menos.

Sonhos de consumo são considerados caros

Diante da premissa de Paulo Sousa, com a qual a diretoria concorda, o clube vai ao mercado. Avaliará desejos antigos, como Thiago Mendes , 30 anos, do Lyon, e Éverton Cebolinha , 26, do Benfica. Ambos, porém, estão em atividade em suas equipes, sob contrato, e são considerados muito caros. Dentro dessa realidade, opções como o veterano Vidal , de 35 anos, são consideradas, mas mesmo o chileno estando livre do contrato com a Inter de Milão a partir do fim de junho, não é visto como prioridade.

A chegada de um ou mais jogadores para o meio-campo também está diretamente relacionada à saída de Andreas Pereira e do jovem João Gomes. O primeiro prioriza o retorno à Europa, depois de não estar de acordo com o tratamento dado pelo Flamengo nos últimos meses, e também pelo modelo de jogo que não o beneficia com Paulo Sousa, apesar de o técnico declarar abertamente o desejo pela permanência, até por ver no jogador de 26 anos potencial para crescer.

Renovações de outros jovens

Já Gomes é a bola da vez do Flamengo para lucrar alto com possíveis interessados da Europa já em fase de sondagens. Para lucrar alto com o jogador, o clube deve renovar o vínculo que vai até 2025 por mais uma temporada, e aumentar o salário do volante, que atuou com Paulo Sousa em 29 das 32 partidas em 2022. Os garotos Victor Hugo e Lázaro também estão na pauta de renovações.

No entra e sai de jogadores, a diretoria também considera liberar outras peças em caso de oferta. Os laterais direitos Rodinei e Isla estão entre elas. Ambos com contrato até dezembro e renovação improvável. Diego Ribas, Diego Alves e Filipe Luís, os mais velhos do elenco, também têm vínculo até o fim da temporada e devem se despedir para que haja liberação de espaço na folha para investimentos.

No caso de Vitinho, reserva de luxo com vínculo até dezembro que o Flamengo entende ainda ser útil pela pouca idade - 28 anos, a renovação é avaliada. Ele é uma das alternativas a Arrascaeta e Éverton Ribeiro na criação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!