Waltinho
Divulgação
Waltinho

Revelar atletas para clubes do Brasil e exterior, sem se preocupar com títulos na categoria profissional. Esse é o principal objetivo do Referência FC, que foi criado, em 2018, pelo ex-jogador e mestre em Biomecânica do Movimento, Walter Junior.

Diante do sucesso, em apenas dois anos virou clube-empresa, com a entrada de outros dois sócios: Carlos Pereira, ex-coordenador de futebol do Clube Pinheiros; e Marcos Moraes, ex- FCBEscola. Agora, se projeta como um dos principais clubes formadores “100% base” do estado de São Paulo e já está em busca do Certificado de Clube Formador.

Antes de fundar o Referência, Walter Junior foi coordenador técnico da escolinha de futebol do Barcelona em São Paulo. Por quatro anos pode entender como funciona um modelo de formação de jogadores de base no estilo europeu. Ao “tropicalizar” os conceitos e metodologia, o ex-jogador e estudioso criou um clube 100% integrado com a realidade brasileira. 

“Desde sempre, meu desejo foi lidar com crianças e adolescentes no futebol. Não viso o desenvolvimento da empresa na direção do futebol profissional, mesmo que o lucro seja maior”, revela o presidente do clube, Walter Junior. 

Pensando na formação dos jogadores, a metodologia utilizada dá maior autonomia nos treinos, trazendo maior eficácia na aplicação junto aos jovens atletas. Tanto que o principal diferencial do time em relação a outras instituições na formação é a aplicabilidade nos treinos da descoberta guiada.  “O aluno aprende de forma mais dinâmica a partir da autocrítica”, ressalta.

Atualmente, os números surpreendem para um time “recem-nascido”: dos  700 atletas inscritos no programa até o ano passado, 50 foram revelados para outros times, sendo mais de 10 para times da série A. Somente em 2022, o clube conta com cerca de 200 bolsistas. 

Baseado em Embu da Artes, o Referência FC tem seu mando de jogo no Estádio Municipal Hermínio Espósito, e o Centro de Treinamento é no CDC do Jaguaré.

Os treinos acontecem três vezes por semana para as categorias menores (sub9/sub11/sub13), enquanto os mais velhos (sub15/sub17) treinam todos os dias. O clube ainda conta com um staff completo de mais de 20 profissionais, composta por treinadores, auxiliares, preparador de goleiros, fisioterapeuta, e médicos. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários