Maracanã
Divulgação
Maracanã

O clássico entre Flamengo e Botafogo, marcado para o próximo dia 16, terá que mudar de palco. O Maracanã ficará indisponível entre os dias 5 e 16 para trabalho no gramado. A administração do estádio confirmou nesta segunda-feira que haverá o plantio de grama de inverno no campo, impossibilitando o uso.

O fechamento também não permitirá que o Fluminense enfrente o Athletico no estádio. O jogo pelo Brasileirão está marcado para o dia 15, mas ainda não constava o Maracanã como o local da partida. O Tricolor está avaliando para onde levará o confronto.

Já a partida entre o tricolor e o Junior Barranquilla, pela Sul-Americana, que acontece no dia 4, véspera da interdição, segue mantida. No dia 17, logo após a reabertura, o Flamengo recebe a Universidad Católica, pela Libertadores.

"Com este consórcio de gramas – nesta época do ano a bermuda tem um crescimento reduzido –, o estádio conseguirá uma estabilidade melhor do seu gramado, proporcionando coloração e densidade desejadas para a sequência da temporada 2022", diz a administração, em nota oficial.

Veja o comunicado completo:

Dando continuidade ao planejamento e seguindo o cronograma feito para a reforma do gramado, a gestão do Maracanã dará início ao processo de plantio de sementes de grama de inverno (Reygrass) no campo de jogo no dia 05/05, logo após a partida Fluminense x Junior Barranquilla (COL), válida pela Copa Sul-Americana, que será realizada na véspera. A medida tem como objetivo melhorar ainda mais as condições do novo gramado híbrido do estádio para a sequência de jogos da temporada 2022. 

Leia Também

Na operação será feita a remoção do excesso de material, diminuindo a densidade de grama bermuda. Essa redução do material vegetativo, em cortes sucessivos da grama com maquinário específico, irá facilitar a germinação e o estabelecimento inicial da Reygrass (grama de inverno). No período de 05 a 16/05 não haverá jogos no Maracanã. 

Serão lançados cerca de 500kg de semente, uma fina camada de areia e adubo granulado. Após a germinação das sementes, que ocorrerá de quatro a seis dias, começará a etapa de grow-in, onde são intensificados os procedimentos de adubações para nutrição da grama e um rápido desenvolvimento com cortes e outras operações para o fechamento do gramado. 

Até o décimo quarto dia após a semeadura a coloração do gramado terá uma mudança dia a dia. Contudo, após 20 dias, esta diferença já não será mais notada, atingindo um dos objetivos do processo.                          

Como o previsto, o novo gramado híbrido vem correspondendo às expectativas da Gestão Maracanã. Vale salientar que amanhã (26/04), com a realização da partida Fluminense x Santa Fe (ARG), o Maracanã chegará à marca de 15 jogos em 44 dias este ano após a reforma do gramado híbrido. Isso dá uma média de um jogo a cada 2,93 dias. 

Com este consórcio de gramas – nesta época do ano a bermuda tem um crescimento reduzido –, o estádio conseguirá uma estabilidade melhor do seu gramado, proporcionando coloração e densidade desejadas para a sequência da temporada 2022.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários