Grêmio
Instagram
Grêmio

A Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS) ofereceu nesta segunda-feira denúncia contra o Grêmio por cântico racista entoado pela torcida tricolor no clássico contra o Internacional na última quarta-feira.

Na ocasião, torcedores presentes no Beira-Rio cantavam "chora, macaco imundo, que nunca ganhou de ninguém".

Após analisar as imagens do episódio, que viralizaram nas redes sociais, o procurador-geral do TJD-RS, Alberto Franco, enquadrou o clube no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O dispositivo pune aquele que pratica "ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência". 

O clube pode ser multado em até R$ 100 mil, e os torcedores identificados poderão ser proibidos de frequentar estádios pelo prazo mínimo de 720 dias. Também está prevista a punição com perda de pontos, embora rara e considerada improvável nesse caso.

Conforme antecipou O GLOBO, o tribunal aguardava o recebimento da súmula da partida para confirmar a denúncia. No documento, o árbitro Leandro Vuaden não fez menção aos cânticos da torcida gremista. Relatou que, após o término da partida, durante deslocamento para o vestiário, ouviu um estrondo parecido com um uma bomba, mas disse que não foi possível identificar de onde partiu e se houve consequências.

Leia Também

Na semana passada, a Procuradoria denunciou o Grêmio por um episódio de injúria racial cometido por um gremista contra torcedores do Inter no clássico que seria disputado em 26 de fevereiro, mas foi adiado depois que o ônibus da delegação tricolor foi atingido por pedras na chegada ao estádio.

O Internacional venceu o clássico da última quarta-feira por 1 a 0, com gol marcado pelo atacante David. Apesar do resultado, os dois rivais se classificaram para as semifinais do Campeonato Gaúcho, marcadas para os dias 19 e 23 de março, em jogos de ida e volta. O Tricolor e o Colorado voltam a se enfrentar após terminarem em 2º e 3º, respectivamente, na fase classificatória. Não haverá gol qualificado. 

Em nota divulgada após o caso, o Grêmio repudiou os cânticos racistas e afirmou que a "busca por combater ações discriminatórias é diária" dentro do clube. Veja a íntegra do posicionamento:

"O Grêmio é um clube de todos, e temos muito orgulho disso. No nosso sangue e na nossa história estão as marcas dos povos do mundo todo. Manifestamos total repúdio a qualquer manifestação de cunho racista ou preconceituoso. Temos certeza de que a absoluta maioria da torcida gremista e dos cidadãos gaúchos também repudiam atos dessa natureza. A busca por combater ações discriminatórias é diária dentro do Grêmio, com uma série de ações práticas nesse sentido, e essa postura permanecerá para que episódios de preconceito de qualquer ordem não sejam mais vistos dentro de um estádio de futebol e na sociedade".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!