Novo técnico? Conheça o português Luís Castro, cotado no Corinthians

Treinador português ganhou forças nas últimas horas para assumir o Timão, que está sem técnico desde a demissão de Sylvinho

Passagem marcante pelo Porto

Durante sete anos, Luís Castro foi diretor técnico das categorias de base do clube, promovendo uma reformulação no trabalho de formação de jogadores, algo pouco valorizado no clube à época. O trabalho realizado na equipe o rendeu muitos elogios.

Reprodução

Vendas lucrativas a partir da base

O retorno do trabalho realizado na base não veio apenas em opções para a equipe principal, mas também em dinheiro. Quatro das principais vendas da história do clube foram de jogadores revelados a partir da era Castro: Fabio Silva (vendido ao Wolverhampton por 40 milhões de euros), André Silva (comprado pelo Milan por 38 milhões de euros), Ricardo Pereira (negociado com o Leicester por 22 milhões de euros) e Diogo Dalot (foi para o Manchester United também por 22 milhões de euros).

Reprodução

Títulos

A prateleira de troféus do técnico português não é a mais recheada. Sua taça de maior expressão é a do Campeonato Ucraniano 2019/2020 pelo Shakhtar Donetsk. Além disso, venceu a segunda divisão portuguesa na temporada 2015/2016 com a equipe B do Porto.

Reprodução/Instagram

Cobiçado por times da Série A

Luis Castro estava em negociações com o Botafogo. A contratação do português era vista com bons olhos por John Textor, novo proprietário do clube. Além do Glorioso, o Flamengo se interessou pelo treinador, no fim de 2021.

Reprodução/Instagram

Experiência com brasileiros

Sua experiência no Shakhtar ainda o permitiu ter um conhecimento dos jogadores brasileiros. No clube, ele trabalhou com 11 atletas do país no elenco.

Reprodução/Instagram

Estilo de jogo

O técnico português prioriza a valorização da posse, construção partindo de trás com saída em três, exploração da largura do campo e presença de um quinteto no ataque.

Reprodução/Instagram

Currículo

Além de Porto e Shakhtar Donetsk, Luís Castro chegou ao Al-Duhail SC em agosto de 2021 e soma 16 jogos, nos quais somou 11 vitórias, três empates e duas derrotas. O time ocupa a segunda colocação na primeira divisão do campeonato nacional.

Reprodução/Instagram