Aquisições recentes que ocorreram na Premier League motivam clubes à buscar investidores
Reprodução
Aquisições recentes que ocorreram na Premier League motivam clubes à buscar investidores

O ministro da economia, Paulo Guedes,  agitou torcedores nas redes sociais ao afirmar que, em conversa com investidores árabes, estes teriam manifestado a intenção de "comprar" ou investir em clubes brasileiros. O assunto teria surgido em meio às viagens que a comitiva do governo federal tem feito por países como Emirados Árabes, Bahrein e Qatar.

— Eles anunciaram: “calma, nós vamos comprar dois times; estamos examinando e vamos comprar dois times”. Eles vêm aí com os investimentos. Isso ontem e anteontem na viagem — disse Guedes, durante evento em Brasília, sem dizer quais times serão comprados.

A ideia de investimentos de empresários e líderes da região em clubes brasileiros é antiga e voltou com força após a aquisição do Newcastle, da Inglaterra, por um fundo de investimentos da Arábia Sáudita. O movimento foi o terceiro grande investimento do Oriente Médio em clubes europeus, precedido pela composição Grupo City, uma série de clubes capitaneada pelo Manchester City sob controle do xeque Mansour (Emirados Árabes), além do PSG, comandado pelo qatari Nassel Al-Khelaifi e financiado por recursos do país.

No Brasil, a compra de clubes ainda é um cenário limitado, dada a natureza da maior parte das principais agremiações do Brasil como associações sem fins lucrativos. Mas mudanças estão a caminho: clubes como Botafogo, Cruzeiro e América-MG já se movimentam após a aprovação da regulamentação do modelo de clube-empresa no futebol do país. Com isso, correm para virar sociedades anônimas e abrirem caminho para a entrada de investidores nacionais e internacionais num modelo mais próximo às aquisições que ocorrem na Premier League.

Leia Também

Veja, abaixo, os sete times que poderiam facilitar a entrada de investidores:


A expectativa é que em breve investidores comecem a olhar mais atentamente ao cenário brasileiro do futebol.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!