Torcedores do Grêmio invadiram o gramado após derrota para o Palmeiras
REPRODUÇÃO/PREMIERE
Torcedores do Grêmio invadiram o gramado após derrota para o Palmeiras

O procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Ronaldo Piacente, pedirá uma liminar ao presidente do tribunal, Otávio Noronha, para que os próximos jogos do Grêmio como mandante sejam com portões fechados. Além disso, o pedido irá requerer que nos jogos em que o tricolor gaúcho seja visitante, não seja disponibilizado a sua torcida a carga de 10% de ingressos ao qual tem direito. De acordo com Piacente, o pedido deve ser oficializado entre o final da tarde desta segunda-feira e a manhã de terça.

(Confira a galeria de fotos da partida entre Grêmio e Palmeiras, pelo Brasileirão)


— O pedido será para que os jogos como mandante sejam com portões fechados e para que quando seja visitante perca a cota de 10% dos ingressos. Esse é um ato imediato e depois virá o julgamento do caso. Cabe ao presidente do STJD conceder a liminar ou não — disse o procurador.

Denúncia por invasão e racismo

Piacente também disse confirmou que o clube será denunciado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata sobre invasão de campo, arremesso de objetos e desordem em praça de desporto. Esse, no entanto, pode não ser o único artigo no qual o Grêmio será denunciado. O procurador disse que irá analisar um vídeo em que um torcedor do time gaúcho imita um macaco, em uma atitude racista.

— O vídeo também será analisado e o Grêmio pode ser denunciado no artigo 243-G (que trata sobre ato discriminatório) caso seja identificada alguma responsabilidade do clube — explicou Piancete.

Leia Também

O diretor jurídico do Grêmio, Nestor Hein, disse nesta segunda-feira, em entrevista à Rádio Grenal, que o clube já identificou alguns dos torcedores que invadiu o gramado. Ele também afirmou que irá investigar o vídeo de racismo.

— Esses assuntos são muito delicados. Não vi o vídeo ainda e não posso tecer juízo de valor. Se realmente aconteceu, vamos tomar as providências cabíveis. O Grêmio tem sido muito atento a essa questão e tem punido todos que se manifestam dessa foram. Se isso realmente existiu, vamos descobrir quem é, punir e banir — afirmou.

Segundo o procurador do STJD, a atitude proativa do Grêmio não fará a denúncia ser mais amena — o clube pode ser punido com a perda de campo de dez partida e multa de R$ 100 mil —, mas pode beneficiá-lo no julgamento.

Entenda o Caso

Torcedores do Grêmio protagonizaram cenas lamentáveis de vandalismo no jogo contra o Palmeiras, neste domingo, na Arena, em Porto Alegre. Após a derrota por 3 a 1, alguns gremistas invadiram o campo e destruíram a cabine do VAR. O ato de vandalismo aconteceu quando os jogadores deixavam o gramado no apito final. Dezenas de torcedores pularam da arquibancada para o campo e tentaram invadir o túnel que dá acesso ao vestiário para agredir os jogadores. Sem sucesso, se direcionaram a cabine do VAR e depredaram o equipamento.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!